Com uma afirmação do presidente do Detran SP, Neto Mascellani, que a “CNH não é um direito do cidadão, ela é uma concessão” os alunos de escolas de trânsito podem sentir-se mais pressionados ainda na realização do exame veicular. Afinal, é na parte prática que todos sentem maiores dificuldades, tanto pelo nervosismo de ter um avaliador dentro do carro quanto pela inexperiência em condução.
Ninguém quer que na última avaliação tudo dê errado. Dinheiro já foi investido nas aulas teóricas, mas agora o exame é em vias públicas, o que tem uma diferença enorme. Mas, basta focar nas dicas do Detran que a pontuação será satisfatória, tendo em vista a autoridade no assunto que eles possuem.
Confira 3 dicas para passar no exame veicular, segundo o Detran GO:
1 – Treinamento de balizas
Antes do candidato sair em via pública, o exame se divide em duas etapas baliza e percurso em via pública. Por isso, se possível, treinar a manobra pode trazer mais confiança para o candidato no dia do exame. Se tiver algum familiar que possa auxiliar na realização de balizas melhor ainda.
Serão 3 tentativas, contadas a cada marcha ré e também há limite de tempo: para a categoria B são 5 minutos; categoria C e D são 6 minutos e categoria E são 9 minutos.
2 – Dicas para a prova com veículos de quatro ou mais rodas
O avaliador considera faltas leves, médias, graves e eliminatórias. As faltas leves descontam 1 ponto e são: tentar movimentar o veículo com a engrenagem de tração em ponto neutro; dar partida ao veículo com a engrenagem de tração ligada; ajustar incorretamente o banco ou não ajustar devidamente os espelhos retrovisores.
Deixar o carro morrer faz parte das faltas médias que descontam 2 pontos e outras são: usar buzina sem necessidade ou em local proibido; usar as marchas de maneira incorreta; velocidade inadequada. Por outro lado, as faltas graves que são as que descontam 3 pontos são: desobedecer à sinalização da via; não dar preferência de passagem ao pedestre que estiver atravessando a via transversal; não sinalizar com antecedência a manobra; não usar devidamente o cinto de segurança etc.
Agora as eliminatórias, uma vez ocorridas, eliminam o candidato e são elas: avançar sobre o meio-fio; não realizar a baliza em tempo limite; avançar a via preferencial ou contramão; provocar acidentes.
3 – Cuidados para quem vai realizar o exame de moto
São semelhantes às pontuações negativas de motos e veículos. Regular os espelhos retrovisores durante o percurso é uma falta leve enquanto não recolher o pedal de partida antes de iniciar é uma falta média. Não sinalizar ou deixar de colocar um pé no chão e o outro no freio ao parar a moto seria uma falta grave com o mesmo peso de invadir uma faixa. Quedas, colisões e desequilíbrios caracterizam faltas eliminatórias. Seguindo essas dicas, você vai tirar sua habilitação de forma tranquila e ser um excelente motorista!