publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Brasil disputa o Mundial IAU de 100 km em Berlim

(Foto: Divulgação/CBAt)

A seleção brasileira disputará no sábado (27) o 31º Campeonato Mundial IAU de 100 km, em Berlim, Alemanha.

Foram chamados 10 atletas – cinco no feminino e cinco no masculino – de acordo com o Ranking Nacional da Ultramaratona, no período de 1 de janeiro de 2021 a 31 de maio de 2022.

Os melhores resultados nos 100 km, entre os convocados, são da cearense Alana Gomes (8:58.51) e do catarinense Felipe Costa (7:06.24).

Exemplos de superação não faltam nessa modalidade. Noeme Maria Pereira, de Araraquara (SP), por exemplo, foi atropelada em abril por uma bicicleta quando corria por uma estrada de terra.

Ficou dois meses em recuperação em função de uma fratura no braço e machucados no rosto. “Foi difícil, mas não senti desânimo. Tenho 9:05.02 nos 100 km e agora na Alemanha quero ver se corro a distância em menos de 9 horas”, disse a mineira, de Porterinha, de 46 anos, que representa a Ferroviária.

Noeme Pereira, entre várias outras conquistas, foi 10 vezes campeã dos 10.000 m nos Jogos Regionais, cinco vezes campeã dos 5.000 m, também em Jogos Regionais, e três vezes campeã nos Jogos Abertos do Interior.

A equipe tem os seguintes atletas:

Feminino
Alanna Kecya Gomes (Associação Rionortegrandense-RN)
Franciela Salete Santin (Federação de Atletismo do Paraná-PR)
Noeme Maria Pereira (Associação Ferroviára-SP)
Helen Cristina Caldeira Deluque (Federação de Atletismo do Distrito Federal-DF)
Luciana Beatriz Freitas da Rocha (Federação de Atletismo do Paraná-PR)

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Masculino
Felipe Costa da Silva (Associação Desportiva Recreativa-SC)
Marcelo Henrique Rocha (São Paulo FC-SP)
Wilson João de Sousa (ADC São Bernardo-SP)
Denilson Vieira da Silva (Clube de Atletismo do RN-RN)
Cleiser Alves dos Santos (Clube de Atletismo do RN-RN)

A seleção tem o delegado técnico Oscar Francisco Prisco Silva (CBAt), os treinadores Adeluci Moraes (PR) e Marcos Gomes Silva (RN), a médica Patrícia Aguiar (SP) e o fisioterapeuta Luís Fernando Garcia da Silva (RS)

A Associação Internacional de Ultramaratonistas (IAU, na sigla em inglês) informa que a competição terá a participação de 251 corredores (106 no feminino e 145 no masculino), representando 42 países.

Botão Voltar ao topo