Em mais uma noite festiva com o reconhecimento do trabalho social e institucional de uma entidade do município, a Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba realizou na noite desta quarta-feira, dia 24 de agosto, no plenário “Dr. Francisco Romano de Oliveira” a Sessão Solene comemorativa ao “Dia do Maçom” e pelo transcurso dos “100 anos do Grande Oriente de São Paulo”.
Presidida pelo vereador José Carlos Gomes – Cal, a Mesa Diretora contou com a presença do Prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Isael Domingues; com o Venerável Mestre Presidente da A.R.L.S “Harmonia e Trabalho” nº 2663 – Benfeitora da Ordem de Pindamonhangaba, Anderson Rodrigo Nascimento; com o Sereníssimo Grão Mestre do Grande Oriente de São Paulo e homenageado especial da sessão solene, Dr. Benedito Marques Ballouk Filho e com o orador oficial da sessão solene e membro da A.R.L.S “Harmonia e Trabalho” nº 2663 – Benfeitora da Ordem de Pindamonhangaba, Dr. Fabrício do Amaral Carneiro. Também estiveram presentes ao evento, a Presidente da Fraternidade Feminina de São Paulo, senhora Valderez Evangelista Marques Ballouk; o Presidente da OAB de Pindamonhangaba, Antonio Aziz Boulos; a Presidente da APAE de Pindamonhangaba, Andréa Campos Sales Martins; o diretor da ACIP – Associação Comercial e Industrial de Pindamonhangaba, Carlos Marcelo César e o Presidente do Lar São Judas Tadeu, Frei Laércio Aparecido de Carvalho, além de coordenadores regionais da Maçonaria e dirigentes das Lojas Maçônicas de Taubaté e Tremembé.
Abertura
A sessão solene foi aberta com a saudação do Presidente da Câmara, vereador José Carlos Gomes – Cal. Logo em seguida foram executados os Hinos Nacional Brasileiro e de Pindamonhangaba.
Na sequência, foi lido o currículo do orador oficial, Dr. Fabrício do Amaral Carneiro e após, a Mesa Diretora concedeu-lhe a palavra para seu pronunciamento .
“Ser Maçom é uma condição da alma”
O orador oficial inciou seu discurso agradecendo “a Deus pela vida de todos os presentes” e dizendo que “para os maçons, falar de maçonaria e de sua história é motivo de orgulho e satisfação”.
Dr. Fabrício discorreu sobre a história da Maçonaria com a apresentação de nomes, datas e momentos importantes dos Maçons pelo Mundo e no Brasil, e observou que “ser maçom é uma condição da alma e não uma situação transitória”.
E concluiu: “Sejamos, meus irmãos, para os oprimidos e necessitados, o braço estendido. Para o município, os fiscais da ordem e progresso, trabalhando em conjunto para o bem da sociedade. E para o nosso País, a clava forte, combatendo a ignorância e a injustiça”.
Após seu pronunciamento, o Dr. Fabrício Carneiro recebeu das mãos do Presidente da Câmara, vereador José Carlos Gomes – Cal e do Secretário Adjunto da Guarda dos Selos, Luiz Fernando Canineo o Diploma de ‘Honra ao Mérito’ da Casa Legislativa por sua significativa participação na sessão solene.
Homenagem
O transcurso dos “100 anos do Grande Oriente de São Paulo” também foi lembrado nesta sessão solene e para marcar o ato, a Câmara de Pindamonhangaba concedeu ao Sereníssimo Grão Mestre de Grande Oriente de São Paulo, Dr. Benedito Marques Ballouk Filho o Diploma de ‘Honra ao Mérito” por sua honorável participação e robusta folha de serviços prestados à Maçonaria e à sociedade de Pindamonhangaba. Após a leitura de sua biografia, coube ao Prefeito, Dr. Isael Domingues e ao Venerável Mestre Presidente da A.R.L.S “Harmonia e Trabalho” nº 2663 – Benfeitora da Ordem de Pindamonhangaba, Anderson Rodrigo Nascimento a entrega da honraria no plenário da Câmara.
Em seu discurso de agradecimento, Dr. Benedito Ballouk Filho salientou que “prefiro entender que essa homenagem não é destinada a mim, mas ao atual presidente de uma associação benemerente e voluntária que é o Grande Oriente de São Paulo. Gostaria que todos meus irmãos maçons pudessem receber essa honraria da efeméride máxima dos nossos 100 anos”.
O homenageado enalteceu a “a maçonaria tem um trabalho de vanguarda e não é uma instituição velha. Ela é antiga, mas evoliu a cada dia, pois a maçonaria não contempla a indiferença. Onde as nossas mãos possam alcançar, a maçonaria estará presente. Nós temos uma grande preocupação com a contribuição social do nosso País. A maçonaria abandona o desprezo e constrói a satisfação da pessoas”.
Ele concluiu: “As lojas maçônicas são verdadeiras oficinais de líderes. Elas trabalham e se preocupam com a construção do nosso País. Quando encontrarem um maçom, saiba que ali está um homem de bem, de virtude e de ética e que a dignidade humana está comtemplada nesta pessoa. Não somos perfeitos, mas somos criados a imagem e semelhança de DEUS”.
Durante a sessão solene, a Presidente da Fraternidade Feminina de São Paulo, senhora Valderez Evangelista Marques Ballouk e a esposa do Venerável Mestre Presidente da A.R.L.S “Harmonia e Trabalho” nº 2663 – Benfeitora da Ordem de Pindamonhangaba, Anderson Rodrigo Nascimento, senhora Luciana Viana também receberam flores numa homenagem especial às mulheres da maçonaria.
Convidado a falar, o Prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Isael Domingues demonstrou toda a sua satisfação em participar deste ato solene na Câmara de Pindamonhangaba. “Amor à família, o apreço e ao amor ao próximo e a Deus, não nesta sequência, mas bem explanada aqui de uma forma didática, com conteúdo histórico e filosófico pelo orador e pelo homenageado. Por isso, nessa noite eu cresci mais no conhecimento e entendo que temos em nossa cidade, pessoas que carregam essas premissas como verdade, ou seja, que são todos homens de bem, que deveriam ter como exemplo tudo isso para a prática de seus atos”, afirmou o prefeito.
Encerramento
Encerrando a sessão solene comemorativa ao “Dia do Maçom” e pelo transcurso dos “100 anos do Grande Oriente de São Paulo”, o vereador José Carlos Gomes – Cal fez questão de agradecer imensamente a presença de todos – autoridades, o orador oficial, homenageado e seus familiares, convidados especiais e ao público presente – e parabenizou a todos por participarem deste momento significativo para Pindamonhangaba.