Defesa Civil de São José faz homenagem a voluntários

Na gincana, grupos tiveram que paramentar brigadistas, que correram contra o tempo para apagar um incêndio simulado. (Foto: Adenir Britto/PMSJC)

A Defesa Civil de São José dos Campos realizou nesta sexta-feira (26) uma gincana com voluntários do órgão para marcar o Dia do Voluntário, comemorado no próximo domingo (28).

Foi um encontro descontraído para agradecer a dedicação dos voluntários ao trabalho da Defesa Civil no combate a incêndios, inundações, emergências e sempre que é preciso ajudar pessoas em situações adversas.

O evento contou com a presença de mais de 130 pessoas. Os participantes receberam certificados em reconhecimento ao trabalho voluntário.

Alexandre Gomes de Moraes, do Nupdec (Núcleo de Proteção e Defesa Civil) de São Francisco Xavier, venceu a gincana com desafios em grupo e simulação de incêndio. “Ser voluntário é tudo pra mim, está no meu sangue”, disse. Na gincana, os grupos tiveram que disputar equipamentos para paramentar um brigadista e combater um incêndio simulado.

“Procurei a Defesa Civil de São José este ano para ser voluntário e posso dizer que já aprendi muitas coisas importantes”, disse o engenheiro Afonso Matarazzo Neto.

Parcerias

José Sérgio Vilela Junior, presidente do Jeep Clube Comando da Mantiqueira, disse que o grupo tem parceria com a Defesa Civil há 23 anos. Nossos carros são usados em emergências, quando é preciso transportar pessoas em locais de difícil acesso.

Também a Sociedade Valeparaibana de Cães Pastores Alemães, entidade de utilidade pública, é parceira da Defesa Civil sempre que é preciso. Segundo Luís Araújo, os cães são usados em resgate de pessoas desaparecidas em matas e até em hospitais, para levar alegria a crianças internadas.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

O Grupo Suçuarana é outro que tem papel importante na Defesa Civil, disse Paulo Cesar de Moraes Marinho, ex-presidente do grupo que já realizou vários trabalhos em parceria com a Defesa Civil, principalmente na formação de voluntários para atuar em enchentes, incêndios, desmoronamentos, etc.

“Pessoalmente, acho que é muito importante ajudar pessoas e vou buscar sempre fazer isso na minha vida. Espero que esse propósito cresça mais em nosso país, disse Cleiton de Campos, diretor de Operações do Suçuarana, que tem 28 voluntários na região.

Também participou do evento o grupo Canibais Moto Clube, que tem mais de 70 voluntários para ações sociais em São José. Eles são parceiros em campanhas e ações sociais em que as motos possam ser usadas para ajudar pessoas.

Eficiência

Para o coordenador da Defesa Civil, José Benedito da Silva, “sem os voluntários não seriamos eficientes em nossas ações humanitárias. Nossos voluntários são profissionais de várias frentes, que fazem a diferença”. Atualmente a Defesa Civil de São José tem 120 voluntários e 21 agentes.

Botão Voltar ao topo