Um dos mais tradicionais eventos de corrida de montanha do país completará uma década de existência neste fim de semana.
O Desafio das Serras, em suas edições Ultramaratona e Brasil, percorrerá os caminhos da Serra da Mantiqueira, com sede da cidade de São Bento do Sapucaí, na bela região da Pedra do Baú.
Serão mais de 700 atletas divididos pelas duas disputas que terão pela frente as fortes subidas como desafio, mas que certamente serão recompensados pelo visual incrível do local.
O número de participantes acabou superando a expetativa dos organizadores e também ressalta a relevância do evento. “Esperávamos cerca de 500 atletas, mas esse número mostra a força a tradição da competição.
Esta edição especial será incrível, agradável e inesquecível”, destaca Sérgio Zolino, diretor-geral do evento e do Adventure Club, responsável pela organização do evento.
O Desafio das Serras Brasil é realizado em um dia e reúne atletas somente da categoria Solo, que podem escolher entre os percursos de 6, 12, 21 e 42 km, todos demarcados pela organização para fazer com que os participantes façam as quilometragens corretas.
As provas do Desafio das Serras Brasil acontecerão no dia 28, para as categorias Feminina, Masculina, Máster Feminino e Máster Masculino.
A largada e a chegada serão no Centro de São Bento do Sapucaí, na Praça Dr. Adhemar Pereira de Barros. A programação de baterias é a seguinte: 7 h, 42 km; 8 h, 21 km; e 8h30, 12 km, e 9 h, 6 km A premiação está prevista para as 16 horas.
O Desafio das Serras Ultramaratona, por sua vez, acontecerá nos dias 27 e 28, com largada no Centro da cidade. As categorias em disputa são Duplas (Mista/Feminina, Masculina e Máster, e Solo (Feminina e Masculina).
A prova será um grande teste para preparação dos corredores com distâncias ainda mais duras e disputado em dois dias. O percurso médio variando de 40 a 50 km e o longo de 80 a 90 km, feito por duplas ou solo.
Os participantes cumprem metade dos percursos em um dia, dormem em um acampamento na montanha e completam o dia seguinte.
A prova é feita em trilhas sinalizadas por fitas, placas, setas e orientação de monitores nos postos de controle (PC’s) com diversos graus de dificuldade graças às subidas e descidas e outros obstáculos.
A largada no sábado será também no Centro e no domingo no acampamento, com chegada mais uma vez na Praça Dr. Adhemar Pereira de Barros.