Lançado em fevereiro deste ano, a equipe de futebol Pinda FC, que vem participando das categorias de base do futebol paulista com apoio da Prefeitura de Pindamonhangaba, através da SEMELP, é destaque por ser a primeira e única SAF – Sociedade Anônima do Futebol do Estado de São Paulo.
Aprovada em agosto do ano passado, o modelo SAF trouxe uma nova realidade para o futebol brasileiro, remodelando a gestão administrativa e apontando uma nova tendência na administração dos clubes que apresentam dificuldades financeiras.
Rapidamente, grandes times como Cruzeiro, Botafogo e, mais recentemente, o Vasco embarcaram nessa tendência e hoje o Brasil já tem 25 clubes que viraram SAFs.
Alguns optaram por esse caminho com o objetivo de recuperação imediata no seu desempenho esportivo. Outros, com o intuito de criar uma estrutura forte e necessária para um projeto a longo prazo. Essa foi a razão da criação do Pinda FC, a primeira SAF do Estado e a única em vigor atualmente em São Paulo.
Sobre as SAFs
Atualmente, diversas SAFs acabaram se tornando a porta de entrada para jogadores que fizeram história no futebol brasileiro iniciarem a carreira de gestores, como é o caso de Ronaldo Fenômeno que inaugurou a era das SAFs no Cruzeiro, ex-meia Deco no CSP (Paraíba), ex-meia Palhinha no Boston City (Minas Gerais) e, mais recente, o ex-volante Perdigão no P8 Futebol Clube (Paraná).
O Vasco foi o último clube a virar SAF no Brasil. Antes dele, outros 24 já haviam consolidado o processo e “terceirizado” o seu futebol para algum investidor.
Sobre Pinda FC
O pioneirismo de Pindamonhangaba começou a ser desenhado dia 22 de fevereiro deste ano, quando o “Pinda Futebol Clube SAF” foi fundado com a missão de se tornar um clube formador de atletas.
Neste ano, o clube está disputando as categorias Sub 15 e Sub 17 da Associação Paulista de Futebol e se preparando para em 2023 participar dos Campeonatos Paulista Sub 15 e Sub 17.
A primeira partida oficial disputada pelo time aconteceu pela Copa São Paulo 2022 da Associação Paulista de Futebol em 28/05/2022 diante da equipe de Ilhabela.
“O clube hoje conta com 9 profissionais em seu departamento técnico e nossos treinadores. Todos, além de terem sido ex-atletas de futebol profissional, também são formados em educação física e todos com as licenças de treinadores da CBF”, afirmou o diretor executivo Fábio Luciano.
Atualmente, o escritório Silva e Scheffer é o responsável por toda parte jurídica do clube e a agência de publicidade NYCX é quem cuida de toda a ação de imagem e estratégia de comunicação.
O Pinda FC tem uma parceria com a Prefeitura de Pindamonhangaba, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, responsável em dar todo suporte e infraestrutura para o desenvolvimento do trabalho.
“Essa é mais uma aposta e parceria da nossa Secretaria de Esportes em busca da profissionalização do esporte e de sua importância como instrumento de transformação social.
O Pinda FC é uma equipe organizada, que realiza um belíssimo trabalho social para nossa sociedade e pela seriedade demonstrada, a Prefeitura apoia e orgulha-se em tê-lo como parceiro”, afirmou o secretário Everton Chinaqui.
Integrantes do Pinda FC
– Fabio Castilho / Treinador Sub 17: ex-atleta profissional, formado em Educação Física, Licença B da CBF.
– Fred Testa Jr / Treinador Sub 15: ex-atleta profissional pelo Palmeiras, Bahia, Rentistas do Uruguai e outros, formado em Educação Física, licença B da CBF.
– Luciano Ricardo / Auxiliar Técnico: ex-atleta profissional pelo Corinthians, Taubaté e outros, cursando Educação Física e a licença B da CBF.
– Paulo Nogueira / Preparador Físico: formado em Educação Física, ex-árbitro da Federação Paulista de Futebol.
– Milton Barbosa / Preparador de Goleiros: Licença de Treinador de goleiros da CBF e formado em Educação Física.
– Thiago / Fisioterapeuta.
– Giovanni Ramon / Analista de desempenho: formado em Educação Física e em Análise e Desempenho pela CBF Academy.
– Silvio Matos / Fisiologista
– Seu Milton / Mordomo
– Dona Lúcia Barbosa / Lavanderia