Entre os dias 2 e 4 de setembro, o Sesc São José dos Campos realiza atividades para integrar a programação do 36º Festivale, que acontece com a curadoria de Luiz Carlos Laranjeiras, Simone Carleto e Walmeri Ribeiro e com a coordenação de Wangy Alves.
A programação contempla a apresentação do espetáculo A Fuzarca dos Descalços, do Coletivo dos Anjos, que acontece no sábado, dia 3, às 20h; e a vivência Chão da experiência e pesquisa histórica e estético teatral na grande SP, ministrada pelo músico e performes Saloma Sallomão e pelo ator, arte educador e fundador do Coletivo dos Anjos, Eder dos Anjos, que acontece nos dias 2, 3 e 4 de setembro.
Sobre a 36a edição do Festivale
Em 2022, após dois anos da impossibilidade de encontros, trocas e diálogos de forma presencial, o FESTIVALE recebeu inscrições de coletivos de todo o Brasil, com o desafio da equipe curatorial em abarcar a diversidade representativa da produção teatral brasileira pós-pandemia e muitas foram as obras que encantaram, provocaram e mobilizaram os olhares da equipe para a construção de uma dramaturgia curatorial, acreditando na força da linguagem teatral como propulsora de encontros, reflexões e trocas, e ainda de deslocamentos e suspensões, tendo como proposta o teatro em sua potência afetiva como força motriz na construção de outros territórios possíveis. Territórios da imaginação, da liberdade, do pensamento crítico, territórios do existir com toda a diferença e complexidade humanas. O teatro como afeto. E, assim, como o filósofo Baruch Spinoza, compreendemos afeto como ação.
Confira a programação do Sesc São José no Festivale:
Espetáculo
A Fuzarca dos Descalços
Com Coletivo dos Anjos. Direção de Aysha Nascimento.
Atsu e Baakir estão do outro lado da cerca e não sabem se estão presos ou do lado de fora, apartados de um mundo que não têm acesso. Ambos são corpos marginalizados que compartilham sonhos, cicatrizes e dores. Mesmo em situações violentas e oníricas permanecem juntos, tentando compreender e romper com aquilo que os segregam da sociedade. A obra do dramaturgo Samuel Beckett, Esperando Godot, é inspiração para este espetáculo.
Dia 3, sábado, às 20h.
Auditório. Grátis 14 anos.
Retirada de Ingressos na bilheteria do Sesc São José dos Campos: a partir das 18h30 para Credencial Plena; a partir 19h para demais interessados.
Vivência
Chão da experiência e pesquisa histórica e estético teatral na grande SP
Com Saloma Sallomão, músico, performer, historiador e pesquisador; e Eder dos Anjos, ator professor e arte educador e fundador do Coletivo dos Anjos.
Essa experiência propõe refletir, criar e agir, por meio de textos teóricos e dramatúrgicos vindos dos valores civilizatórios africanos no brasil. Serão abordagens de leitura, escuta e exercícios sensoriais-criativos, que contradizem o Teatro “Universal”. Propõem aos participantes experimentar referências novas que estimulem práticas vinculadas às africanidades brasileiras.
De 2 a 4, sexta, sábado e domingo, das 10h30 às 13h30
Espaço Corpo e Arte. Grátis. 14 anos.
Retirada de senhas na bilheteria do Sesc São José dos Campos, com 30 minutos de antecedência.
Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca. Nos espaços de atendimento médico e odontológico, o uso é obrigatório.