Com o tema “Nunca pare de sonhar, acredite e ele se realizará”, os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual José Antônio Sanchez Gonzalez, localizada no bairro da Água Branca, em Ilhabela, sob a tutela do educador físico Jailson Gomes, apresentaram um trabalho em parceria com os idosos do Projeto Melhor Idade, sobre seus sonhos, futuro e perspectivas de vida.
De acordo com o professor “As construções de significados se dão em vias de mão dupla. Por um lado, os jovens estão em constante aprendizado sobre o processo natural de envelhecimento, já que convivem com indivíduos de até duas gerações mais antigas. Isso as faz compreender com mais facilidade as possíveis deficiências e dificuldades dessa etapa da vida e as estimulam a criar laços afetivos mais sólidos com esses indivíduos.
Os idosos, por sua vez, acabam se beneficiando fisicamente, já que as interações os convidam ao movimento; no campo psicológico, as vivências possibilitam a troca de conhecimento e, assim, estimulam os idosos a resgatar memórias e histórias que constituem suas identidades”.
Para os adolescentes, a ideia principal é fazer com que o jovem tenha uma legítima participação social, contribuindo não somente com a escola, como também com a comunidade em que está inserido, assim, o protagonismo juvenil forma pessoas mais autônomas e comprometidas socialmente, capazes de se solidarizar com o próximo, afirma o professor Jaílson.