São José: “Patrulha Maria da Penha” terá aula de defesa pessoal para mulheres

Curso de formação de novos Guardas Municipais inclui aulas de defesa pessoal e defesa com tonfas. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos está oferecendo aulas gratuitas de defesa pessoal para mulheres, no Parque da Cidade, a partir do próximo sábado (3).

As aulas fazem parte do programa Patrulha Maria da Penha e são resultado de uma parceria entre duas instituições de segurança que atuam na cidade, a Guarda Civil Municipal, da qual a Patrulha faz parte, e a Polícia Civil.

A participação é livre para todas as mulheres acima de 18 anos, mas é preciso fazer inscrição. As aulas acontecem todos os primeiros e terceiros sábados do mês, na área de treinamento da GCM (Dojô), que fica no Parque da Cidade, em frente a Startup São José.

As aulas acontecem todos os primeiros e terceiros sábados do mês, na área de treinamento com tatames da GCM (Dojô), que fica no Parque, em frente a Starup São José.

Os instrutores são o GCM Mauricio Hiroshi Kishi, professor de artes marciais e defesa pessoal da Guarda desde 2017, e o investigador de polícia José Renato Rodrigues Júnior, professor de Kung Fu e Hapkido.

Regras

É preciso seguir algumas regras básicas para participar das aulas, como cumprir rigorosamente o horário, das 8h às 9h30 e usar roupas específicas para treino, como top por baixo de camiseta fechada na frente e calça legging. Os exercícios são feitos com os pés descalços.

“O objetivo da aula é não somente que a mulher aprenda a se defender, mas também aumentar a autoestima, o conhecimento próprio e a percepção do dia a dia, para ter mais confiança em sair na rua”, afirmou o GCM Kishi.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Para o policial José Renato, com a prática das artes marciais e defesa pessoal constante, a pessoa adquire melhor coordenação motora e condicionamento físico, além de aprender técnicas marciais para sua própria proteção e de outras pessoas.

Botão Voltar ao topo