Jacareí: atendimento domiciliar odontológico chega a 58 pessoas acamadas

Serviço foi iniciado em março deste ano e tem percorrido bairros da cidade. ( Foto: Divulgação/PMSJC)

O projeto piloto do PAD Odonto (Programa de Atendimento Domiciliar Odontológico), da Prefeitura de São José dos Campos, já atendeu 58 pessoas acamadas no município.

O serviço foi iniciado no fim de março deste ano e gera mais comodidade aos pacientes e cuidador (a) ou responsável, que não precisam se preocupar com os deslocamentos até uma UBS Resolve (Unidade Básica de Saúde).

Os atendimentos do PAD Odonto começaram com os acamados da região da UBS Resolve do Dom Pedro 1º, na região sul, e já foram realizados também com os pacientes das Unidades Básicas de Saúde do Jardim Americano, região leste, Jardim Colonial, região sul, Jardim Nova Detroit, região sul, e Vila Nair, no Centro.

No serviço, as profissionais realizam a higiene bucal e ensinam, tanto a pessoa acamada como o cuidador (a) ou responsável, a mantê-la. Ao todo, já foram realizados 180 procedimentos nos 58 pacientes.

A equipe é formada pela cirurgiã dentista doutora Caroline Fernandes e pela a técnica em saúde bucal Ellen Alves Almeida Sales, que utilizam um consultório odontológico portátil totalmente equipado para o serviço. O projeto percorre uma área de abrangência por vez antes de seguir para a próxima.

Atenção domiciliar

De acordo com a portaria do Ministério da Saúde nº 825, de 25 de abril de 2016, a atenção domiciliar consiste na modalidade de atenção à saúde substitutiva ou complementar às já existentes, caracterizada por um conjunto de ações de promoção, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação prestadas em domicílio.

Tal medida prevê reduzir a demanda por internações, humanizar o atendimento básico à saúde e desocupar os leitos hospitalares, proporcionando um melhor atendimento e regulação dos serviços de urgência dos hospitais.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

A atenção domiciliar à saúde bucal propicia a valorização da promoção da saúde bucal e a prevenção de doenças advindas da cavidade oral, além de possibilitar a realização de procedimentos odontológicos para pacientes acamados.

Promove, ainda, um cuidado que amplia a capacidade da autonomia e da corresponsabilidade do cuidado através da integração paciente-cuidador.

Botão Voltar ao topo