As gêmeas Ana e Helena Mees Valério têm apenas 16 anos e já vão disputar de sexta-feira (9/9) a domingo (11/9) o segundo Campeonato Sul-Americano de Atletismo Sub-18 da carreira. Elas estão entre as atrações da seleção brasileira na competição que será realizada no Estádio do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, na Vila Clementino, em São Paulo.
As duas atletas da Prefeitura de São José dos Pinhais (PR), que competiram em 2021 no evento em Encarnación, Paraguai, foram convocadas e vão disputar os 1.500 m na sexta-feira e os 3.000 m no domingo. Helena venceu os 1.500 m no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa Interclubes Sub-18, disputado de 19 a 21 de agosto, em Bragança Paulista, com Ana chegando na segunda colocação.
“Nos 3.000 m da mesma competição, a classificação se inverteu com Ana em primeiro e Helena em segundo lugar”, comentou a treinadora Dione D’Agostini Chillemi. “Agora estão 100% e com certeza poderão conquistar medalhas para o Brasil.”
No Campeonato Sul-Americano de Cross Country, disputado no dia 27 de março, na cidade de Serra, no Espírito Santo, Helena sofreu um entorse e uma lesão no terceiro metatarso, ficando dois meses em tratamento e recuperação. “Ela agora está muito bem e com fome de vitória. No período em que Helena estava em tratamento a Ana progrediu muito”, disse Dione.
Tanto evoluiu que lidera o Ranking Brasileiro das duas provas na categoria, com 4.43.40, nos 1.500 m, marca obtida na Gymnasíade, na França, e com 10:38.08, nos 3.000 m, tempo alcançado no Campeonato Brasileiro em Bragança Paulista.
Nascidas no dia 13 de dezembro de 2005, em Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba, elas têm o sonho de representar o Brasil nos Jogos Olímpicos. “É gratificante trabalhar com elas, pois não existe nada impossível para essas duas princesas”, comentou Dione, também convocada para o Sul-Americano. Ana e Helena treinam na pista de São José dos Pinhais e no Centro Politécnico, que tem uma pista sintética. “São muito disciplinadas e fazem rodagens pelos morros de terra de Curitiba.”
O Brasil participará do Campeonato Sul-Americano Sub-18 com 66 atletas – 32 no feminino e 34 no masculino. No total, a competição reunirá 273 atletas de 10 países.
O evento será aberto com a disputa de eliminatórias dos 100 m masculino, a partir das 14:30, logo após a cerimônia de abertura, e terminará no domingo, às 11 horas, com a final do revezamento 8×300 m misto.
SERVIÇO – Os interessados em ver o futuro do atletismo brasileiro e sul-americano poderão assistir às provas no estádio, com entrada gratuita e sem a necessidade de ingresso. O acesso ao público é pela Rua Pedro de Toledo, 1.651, quase em frente ao Hospital do Servidor Público de São Paulo.
A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e o Comitê Olímpico do Brasil (COB) vão transmitir ao vivo a competição por seus canais do YouTube.