O Exército Brasileiro está realizando no âmbito do Comando Militar do Sudeste (CMSE), sob a orientação da 2ª Divisão de Exército (DE), “Divisão Presidente Costa e Silva”, a 27ª edição do exercício Agulhas Negras, treinamento que visa adestrar militares em diferentes tipos de operações e assim aumentar a capacidade de pronta resposta e expedicionária da tropa do CMSE.
Em 2022, o treinamento volta a ser realizado no Vale do Paraíba e um Apronto Operacional no Comando de Aviação do Exército, em Taubaté, reuniu a tropa e equipamentos da Divisão Costa e Silva que serão empregados na região durante o exercício Agulhas Negras.
A atividade na cidade de Taubaté contou com a presença do comandante Militar do Sudeste, general de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva; do comandante da 2ª Divisão de Exército, general de Divisão Luís Cláudio de Mattos Basto, do general de Brigada, Fábio Serpa de Carvalho Lima, comandante do CAVEX, dentre outros. O Comandante do CMSE falou sobre a importância do adestramento para a tropa paulista. (vídeo)
O exercício Agulhas Negras 2022, que conta com a participação de 4.300 militares, 70 blindados, entre Guarani, Urutu e Cascavel, meios de transposição de curso de água composto por botes, passadeiras e portadas, dentre outros, segue até o dia 17 de setembro de 2022, quando acontecerá a desmobilização da tropa.