O paratleta Alessandro da Silva (classe F11, para deficientes visuais), da equipe do Programa Esporte Para Todos, da Prefeitura de Taubaté (SP), conquistou na manhã desta quinta-feira (15/09) a medalha de Bronze na prova do Arremesso de Peso, no Open Grand Prix de Paratletismo de Marrakech, no Marrocos.
Alessandro, que está competindo pela Seleção Brasileira no importante meeting africano, subiu ao pódio com a marca de 12,98m, obtida em sua quarta tentativa das seis a que teve direito na prova.
O paratleta taubateano abriu a disputa com um lançamento ruim de 10,56m. Na segunda rodada, queimou seu arremesso. Na terceira tentativa, entrou na briga por medalha com 12,40m. Na quarta rodada garantiu a marca que deu a ele o Bronze, com os 12,98m. Alessandro arriscou tudo nas duas últimas tentativas para buscar melhorar sua marca, mas acabou queimando os dois arremessos.
A medalha de Ouro foi para Saman Palbaz, do Irã, com 15,03m. A Prata foi para Mahdi Olad, também do Irã, com 13,83m.
Alessandro da Silva volta a competir no Open Grand Prix de Paratletismo de Marrakech nesta sexta-feira, 16/09. O taubateano disputa a prova do Lançamento de Disco às 13h00 (horário de Brasília).
Sobre o atleta: Alessandro da Silva integra a equipe do Programa Esporte Para Todos desde 2018 e recentemente sagrou-se Tricampeão Brasileiro no Disco e no Peso.
No currículo, tem três medalhas em Jogos Paralímpicos: no Lançamento de Disco tem dois Ouros, na Rio 2016 e em Tóquio 2021; no Arremesso de Peso, tem a Prata em Tóquio 2021. É atual Bicampeão Mundial do Lançamento de Disco, conquistados em Londres 2017 e Dubai 2019.
No Mundial de 2019, também conquistou Bronze no Arremesso de Peso. Alessandro é o atual Recordista Mundial do Lançamento de Disco na classe F11, com 46,24m, marca estabelecida em maio deste ano em Paris, na França.