O sábado (17) de manhã foi dedicado às aulas de defesa pessoal para as mulheres que se inscreveram no projeto oferecido pela Prefeitura de São José dos Campos por meio da Patrulha Maria da Penha (da Guarda Civil Municipal) em parceria com a Polícia Civil.
O grupo de 100 mulheres foi dividido em duas turmas, com aulas das 7h às 8h e das 8h30 às 9h30. As aulas acontecem todos os primeiros e terceiros sábados do mês. As atividades foram feitas em local coberto, no centro de treinamento (Dojô) da GCM, que fica no Parque da Cidade.
Ao ser perguntada sobre o motivo que a levou a fazer as aulas de defesa pessoal, Rosiane Modena, moradora do centro, deu um exemplo prático que tinha acabado de ocorrer com ela.
Segundo Rosiane, quando estava se dirigindo para a aula, antes das 7h, foi ameaçada por um motorista nas proximidades de sua casa. “Eu tinha a preferência e entrei com meu carro. Quando paramos no semáforo ele começou a me intimidar e ameaçar.”
“Eu me sinto segura em São José, mas nós mulheres sofremos com esse tipo de coisa muitas vezes”, concluiu.
Adriana Moraes, moradora da Vila Betânia, também ressalta que a cidade é segura, mas diz que o curso de defesa pessoal vai deixá-la mais preparada para situações que esteja em risco.
“Já passei por situações assim e sabendo como me defender me sinto mais segura”, afirmou.
As mulheres que fizeram inscrição para o curso mas não compareceram na primeira aula devem aguardar serem informadas da abertura de vagas, que pode ocorrer dentro dos grupos já formados, seguindo a ordem de inscrição. Não há previsão de novos grupos.
Mais de 400 mulheres se inscreveram para participar das aulas.