publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Escola Ryoiti Yassuda promove ação especial de Setembro Amarelo

Unidade escolar reforçou a necessidade da atividade física para a manutenção da saúde mental

Unidade escolar reforçou a necessidade da atividade física para a manutenção da saúde mental (Foto: Allan Modesto/PortalR3)

Com foco em reforçar os cuidados com a saúde mental, a Escola Estadual Ryoti Yassuda recebeu uma ação especial de Setembro Amarelo, na última sexta-feira (16). Além de refletir sobre como pedir ajuda, os alunos tiveram uma aula especial de zumba.

De acordo com a coordenadora da unidade escolar, Gisele Corrêa, desde a retomada das aulas presenciais os administradores observaram a mudança comportamental dos alunos, principalmente sinais atrelados à ansiedade, como choro e nervosismo. Ela destacou que a escola tem tido um papel fundamental em acolhe-los e ajudá-los a superar sintomas, além de construir uma rede de apoio.

Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) ressaltaram que a prevalência global de ansiedade e depressão aumentou em 25% no primeiro ano da pandemia da Covid-19. O resumo científico apresentou ainda que os públicos mais afetados são mulheres e jovens.

Unidade escolar reforçou a necessidade da atividade física para a manutenção da saúde mental (Foto: Allan Modesto/PortalR3)

Para a jovem Sabrine Santos, de 17 anos e aluna do terceiro ano do Ensino Médio, essas ações ainda no ambiente escolar são essenciais. Ela conta que sua história de vida passou por “momentos difíceis”, mas que conseguiu superá-los, após sua adoção há cerca de dois anos. “Sabemos que é um tema muito importante para ser trabalhado não somente em setembro, mas ao longo do ano. Principalmente dentro da escola, porque muitos alunos sofrem com algum transtorno. É importante conscientizar os colegas para que eles saibam como pedir ajuda até mesmo dentro de casa”, finalizou.

A mesma posição é defendida pela aluna Stella Szarazgat, também do terceiro ano do Ensino Médio. Ela conta que ainda em 2020, se sentia angustiada por somente ficar em casa, no celular, o que de certa maneira gerava sintomas de ansiedade. Stella encontrou na dança, formas de estar bem consigo mesma e com todos em volta. A idealização de uma aula de zumba, surgiu ainda na eletiva de “Vida em Movimento”.

Ainda dentro da abordagem de Setembro Amarelo, os alunos terão, nesta quarta-feira (21), a visita de estudantes da Escola Estadual Eunice Bueno que apresentarão a peça teatral “O Grito”.

Botão Voltar ao topo