publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Museu de Arte de São Paulo anuncia dois novos cursos de estudos críticos

Com início em setembro, as aulas propõem olhares distintos sobre o barroco brasileiro e as histórias das exposições e curadorias

Mauro Restiffe, Cavaletes, 2015, acervo MASP, doação do artista, 2019. (Foto: Divulgação)

O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand apresenta, a partir de setembro de 2022, dois novos cursos de Estudos críticos organizados pelo MASP Escola.

São eles: Barroco brasileiro: séculos 17 e 18, com Mateus Nunes, de 26 de setembro a 31 de outubro, e Histórias das exposições e curadorias, com Mirtes Marins de Oliveira, de 27 de setembro a 29 de novembro. O MASP Escola conta com o patrocínio do Instituto Votorantim.

À luz dos estudos decoloniais e da ampliação dos limites da história da arte, o curso Barroco brasileiro: séculos 17 e 18 aborda as interpretações e valorizações do barroco na consolidação histórica e cultural de uma identidade efetivamente brasileira. Propõe-se uma leitura do barroco brasileiro como fruto de hibridismos e intercâmbios culturais do período colonial, não apenas referindo-se a um estilo artístico pautado por cânones europeus.

A partir de matrizes transdisciplinares, as aulas buscam apresentar e discutir o panorama do barroco brasileiro nos séculos 17 e 18, não somente nos usuais polos, como Minas Gerais e Bahia, mas também na Amazônia, no sertão nordestino e no sul brasileiro, em manifestações de pintura, escultura e arquitetura.

Por fim, o curso buscará discutir as reverberações que os estudos acerca do patrimônio artístico barroco causaram nas dinâmicas patrimoniais brasileiras no século 20, em uma historiografia modernista.

As origens do campo das histórias das exposições e da crítica curatorial são o tema de Histórias das exposições e curadorias. Considerando como elemento central a categoria exposição, serão mostradas e analisadas práticas expositivas no Ocidente em suas materialidades históricas no contexto da experiência moderna/colonial, desde o século 19 até os dias atuais.

O conteúdo do curso abordará exposições ou proposições ocorridas no Brasil e fora do país, com especial consideração para a perspectiva de Lina Bo Bardi sobre a arquitetura de exposições e suas implicações epistemológicas. Para finalidades de pesquisas no campo de estudo sobre exposições, também serão discutidas questões sobre o tratamento de fontes, operações analíticas e bibliografias.

Oferecidos através de uma plataforma de ensino online, os cursos de Estudos Críticos refletem um módulo do MASP Escola que aborda tópicos específicos da cultura contemporânea. As aulas têm como objetivo ser um espaço de debate sobre as intersecções entre a arte e as questões políticas e sociais de peso na atualidade.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

MATRÍCULAS E DESCONTOS

As matrículas podem ser feitas de maneira independente em cada um dos cursos, através do link disponível no site. Após cada aula, as gravações ficam disponíveis durante 5 dias, e ao final do curso os certificados são emitidos para os alunos que completarem 75% de presença. Todos os cursos do MASP Escola oferecem bolsas de estudo e descontos para professores da rede pública em qualquer nível de ensino, além de 15% de desconto para AMIGO MASP.

SERVIÇO

MASP ESCOLA
ESTUDOS CRÍTICOS | SETEMBRO

Barroco brasileiro: séculos 17 e 18
com Mateus Nunes

26.09 — 31.10.22
Segundas-feiras | 19h — 21h
Vagas limitadas
Público geral R$ 288
Amigo MASP R$ 244,80
Inscrições aqui

Botão Voltar ao topo