Os principais palcos de São Paulo receberão, até o fim do ano, a temporada de concertos 2022, projeto apoiado pela CCR, por meio do Instituto CCR. Reconhecida pelo incentivo à cultura em todo país, a CCR amplia sua atuação, com o patrocínio ao Instituto Baccarelli.
A temporada inclui apresentações da Orquestra Sinfônica Heliópolis, Orquestra Juvenil Heliópolis, Coral Jovem Heliópolis e Coral Heliópolis.
Apresentações para encantar o público
Em setembro, estão programados eventos da Orquestra Sinfônica Heliópolis — no dia 21 de setembro, no Teatro B32, com regência do maestro Edilson Ventureli e a cantora Mariana Aydar como convidada), um encontro entre a música popular e o erudito.
Já no dia 25 de setembro, a apresentação acontece no Masp, com regência de Guilherme Mannis. Mannis é um dos regentes mais respeitados do Brasil, e comanda a Orquestra Sinfônica Heliópolis em um repertório dedicado a dois expoentes do Romantismo: Antonín Dvorák (1841-1904) e Johannes Brahms (1833-1897).
Primeira orquestra sinfônica do mundo criada em uma favela, a Orquestra Sinfônica Heliópolis (OSH) é o grupo instrumental mais avançado do Instituto Baccarelli e conta com regência titular de um dos mais importantes maestros da atualidade, Isaac Karabtchevsky, diretor artístico da instituição. O grupo possibilita aos alunos a prática orquestral e o conhecimento de repertório complexo e desafiador, além da vivência de um grupo sinfônico, com rotina de estudos, ensaios e concertos, atendendo a um rigoroso padrão de qualidade.
Após as duas apresentações em setembro, a agenda será retomada com quatro apresentações em outubro, mês que marca o aniversário de 26 anos do Instituto Baccarelli, sendo três da Orquestra Sinfônica Heliópolis. Elas acontecem nos dias 6/ de outubro, no Teatro B32, com o maestro Edilson Ventureli; 16 de outubro, no Sesc Itaquera, com regência de Edilson Ventureli e a participação de Wilson Simoninha; e 15 de outubro, no Clube Hebraica, com o maestro Isaac Karabtchevsky. Para fechar o mês de outubro, a Orquestra Juvenil Heliópolis sobe ao palco do Masp em 23 de outubro, sob o comando do maestro Paulo Galvão.
Em novembro a programação tem sequência com mais três concertos da Orquestra Sinfônica Heliópolis: 12 de novembro (Teatro B32, com Isaac Karabtchevsky); 15 de novembro (Masp, com Paulo Galvão) e 27 de novembro (Teatro B32, com Paulo Galvão). Para encerrar o ano, o Instituto Baccarelli já confirmou quatro concertos, sendo três no Sesc Bom Retiro, nos dias 8, 9 e 10 de dezembro, e uma última apresentação do ano, do Coral Jovem Heliópolis, no dia 11 de dezembro, no Clube Hebraica.