Considerada uma das 6 melhores cidades das Américas para receber investimentos estrangeiros, de acordo com a Revista Financial Times, São José dos Campos recebeu a primeira empresa de origem polonesa. A Edrone, especializada em assessoria e automação de marketing para e-commerce, está presente em 25 países e instalou sua sede no Brasil em São José.
“Tínhamos uma operação terceirizada no Brasil. A partir de 2021, iniciamos o planejamento para a instalação da sede. A primeira opção era a cidade de São Paulo, mas recebemos ótimas referências de São José dos Campos e decidimos nos instalar na cidade”, disse André Floriano, representante da Edrone no Brasil.
“Três executivos poloneses já vieram ao Brasil e ficaram encantados com a cidade e a dinâmica de São José”, concluiu.
A empresa, que é líder de mercado em seu país, já conta com 12 funcionários em São José e pretende contratar 60 pessoas para trabalhar na cidade até o ano que vem.
Recuperação de veículos roubados
São José também passou a sediar recentemente a startup Zarv, que desenvolve tecnologia inovadora capaz de localizar e recuperar veículos objeto de furto e roubo, mesmo que estes não possuam rastreadores GPS.
A plataforma utiliza tecnologia de localização, para direcionar profissionais de segurança que farão a averiguação, localização e recuperação dos veículos.
Para realizar de maneira mais eficiente a localização, a tecnologia utiliza-se de dados e imagens de câmeras públicas e privadas, satélites e rastreadores para projetar com precisão o destino dos veículos, aumentando as chances de recuperação do bem.
A Zarv pertence ao empreendedor João Costa, que já construiu 3 empresas e 2 unicórnios – termo que designa startups que possuem avaliação acima de US$ 1 bilhão.
“São José do Campos tem um excelente ecossistema para o desenvolvimento e implantação de novos negócios, com políticas públicas modernas voltadas para a geração de valor para a sociedade”, afirmou o empreendedor.