publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Cartório Eleitoral de Pinda inicia testagem das urnas para Eleições 2022

Fiscais e Juiz Eleitoral acompanham o processo de fiscalização e lacração das urnas eletrônicas

Urnas são testadas e fiscalizadas em Pindamonhangaba (Foto: Allan Modesto/PortalR3)

O cartório eleitoral de Pindamonhangaba iniciou, na manhã desta quarta-feira (21), os processos de testes e lacração das urnas eletrônicas. O procedimento visa garantir o pleno funcionamento durante as Eleições Gerais.

As urnas chegaram à cidade, recentemente, e estão sendo fiscalizadas para que a votação ocorra de maneira segura para os eleitores. Neste ano, a biometria também poderá ser utilizada. Porém, aqueles que ainda não efetuaram o cadastro biométrico, terão direito ao voto.

De acordo com o Chefe do Cartório, João Amaro, a cidade possui modelos de urnas eletrônicas de 2009, 2010, 2013, 2015 e 2020, sendo o último, o mais moderno. Embora a estética do equipamento seja diferenciada, o funcionamento é o mesmo.

Em caso de falha a urna poderá ser alterada, garantindo a contabilização dos votos já computados. Uma vez que há o processo de gravação assegurado. Caso falte energia elétrica, ela possui bateria para continuação das atividades por dez horas.

Urnas são testadas e fiscalizadas em Pindamonhangaba (Foto: Allan Modesto/PortalR3)

A sequência de votação neste ano é deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente. Amaro chamou a atenção para que a continuidade seja atendida corretamente e orientou que os eleitores levem a colinha para facilitar o momento de votação.

O juiz eleitoral, Helio Aparecido Ferreira de Sena, reforçou que a Justiça Eleitoral acompanhará de perto a votação e que o esquema de segurança contará com Policiais Militares e agentes da GMC (Guarda Civil Metropolitana), como de costume.

Em caso de dúvidas, os eleitores podem ir até o cartório eleitoral localizado na Rua Francisco Glicério, 418 – Jardim Boa Vista, Pindamonhangaba.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒
Botão Voltar ao topo