A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo participou na última segunda-feira (19) da abertura da Semana do Clima Nova Iorque/ONU, nos Estados Unidos. Representando os membros da América Latina e Caribe, o subsecretário de Meio Ambiente, Eduardo Trani, participou da Assembleia Geral da Coalizão Under2 que visa propor ações efetivas para enfrentar as mudanças climáticas no mundo.
“Nós perguntamos para os membros participantes quais eram os assuntos mais importantes a serem debatidos no que diz respeito às ações para redução das emissões de carbono. Nós precisamos de ajuda para fazer nossa casa, nosso planeta, um lugar melhor, e São Paulo vai fazer a sua parte para que isso possa acontecer”, afirmou Trani.
Prioridades regionais
Entre os temas mais importantes para os representantes regionais da América Latina e Caribe, que também serão debatidos durante e após a Semana do Clima em Nova Iorque estão: Ações para alcançar a neutralidade de carbono até 2050; Plano de Redução de Emissões; Plano de adaptação para resiliência climática, entre alguns outros.
“Esses são os assuntos que mais impactam os países da América Latina e que precisam de mais atenção para que possamos criar um futuro mais sustentável”, afirmou o subsecretário e vice-presidente da Coalizão.
A Semana do Clima Nova Iorque da ONU é também uma preparação para a COP27, que em 2022 acontece em Sharm El Sheikh, no Egito, se tornando assim uma medição para os assuntos que serão abordados no evento e também uma oportunidade para início do diálogo com as diversas federações presentes em ambos.
Programação de mesas
Na última terça-feira (20) Trani também representou o Brasil em outras duas mesas: “O papel da transparência na implementação de ações climáticas”, promovido pelo CDP, onde também estavam presentes os representantes de Minas Gerais (Brasil), Guanajuato (México) e Boyacá (Colombia), e “Financing for a Fairer Future” (Financiamento para um Futuro Mais Justo), promovido pela Coalisão Under 2, onde Trani falou juntamente com representantes de Boyacá (Colômbia)