Taubaté reduz fila de espera por especialidades através de mutirões e ações internas

A Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Saúde, reduz a fila de espera por especialidades, através de consultas, exames e procedimentos, realizando mutirões.

Atualmente, estão em andamento 3 mutirões, sendo: catarata, fisioterapia e urologia. E além disso, ações internas têm sido organizadas pela Policlínica de Especialidades para acelerar a redução nas filas.

Neste último sábado (17), por exemplo, teve início a ação para a realização de eletrocardiogramas. E já há planejamento para atendimento a outras especialidades relacionadas a saúde da mulher, por exemplo.

O primeiro mutirão a ter início foi o de oftalmologia/catarata, que começou em janeiro e desde então já operou 2.400 pacientes, além da realização de exames pré-operatórios e acompanhamento pós-operatório, inclusos em contrato com as clínicas credenciadas pela Prefeitura.

A ação tem como objetivo atender os munícipes que aguardavam há mais de 2 anos por essa cirurgia, na fila de espera do Estado, via CROSS. No início do ano, era 2.400 pessoas em espera. Há a previsão de realização de mais 400 cirurgias para o 2° olho, dos pacientes que já foram atendidos no mutirão.

Hoje, no sistema estadual existe uma lista de espera de aproximadamente 560 pacientes aguardando cirurgia que serão contemplados pelas vagas ofertadas pelo Estado, reguladas pelo CROSS.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Em maio foi iniciado o mutirão de urologia, com a oferta de consultas e procedimentos na especialidade. Até o momento, foram realizados 1.458 atendimentos, entre consultas, exames de ultrassonagrafia (rins e vias urinárias, próstata e bolsa testicular), vasectomias, litotripsias, urofluxometrias, cauterizações de consilomas e urodinâmicas até o mês de julho. Somando as demandas municipal e estadual, atualmente aguardam em fila mais de 2 mil pacientes.

O mutirão de fisioterapia começou em junho e já realizou, até agosto, 10.150 sessões em pacientes encaminhados pela rede especializada de saúde municipal. São atendidos pacientes que necessitam de fisioterapia respiratória pós Covid-19, ortopedia e trauma, neurologia e reumatologia.

Botão Voltar ao topo