publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Corpo de Baile de Caraguatatuba faz estreia regional do espetáculo ‘Coisa Pequena’

Corpo de Baile durante apresentação do espetáculo ‘Coisa Pequena’ (Foto: Divulgação/Fundacc)

Após três meses de circulação pelo Estado de São Paulo com o apoio do ProAC – Programa de Ação Cultural, o Corpo de Baile de Caraguatatuba apresenta neste domingo (25), às 19h, a estreia regional do espetáculo ‘Coisa Pequena’.

A apresentação é gratuita e ocorre na Praça da Cultura (Avenida da Praia), no Centro, durante a programação do teatro móvel ‘Emcena Brasil’.

O projeto ‘Coisa Pequena’ propôs a pesquisa, concepção e temporada do trabalho inspirado nos textos de Manoel de Barros, tendo como tema ‘O Andarilho’, que exaltou a grandeza dos seres e objetos menos valorizados pela sociedade da máquina, do consumo e do descarte.

O trabalho foi concebido em espaço público (praças), onde a memória das pessoas que transitam por estes locais não só não se separam da história da construção do mesmo, como são parte fundamental de sua existência. O olhar para o chão com sua riqueza de detalhes, sem passar despercebido, sem pressa, com cuidado e atenção.

‘Coisa Pequena’ propõe uma reflexão sobre o “mito do bom selvagem”, mencionado por Jean-Jacques Rousseau, onde acredita-se que o homem é originalmente bom e inocente, sendo corrompido pela sociedade; com a figura do Andarilho de Manoel de Barros, este homem simples de hábitos rotineiros tão naturais que expressam uma liberdade não apenas social, mas emocional e sentimental.

Assim como o trabalho de Manoel de Barros que não se deu no fluxo, mas sim no recorte, metáforas e imagens, ‘Coisa Pequena’ prevê este recorte no tempo com inversão dos saberes das pequenas coisas, um contato sensorial com o mundo tátil das coisas.

Sobre o Corpo de Baile de Caraguatatuba

Criado em 2001, o Corpo de Baile de Caraguatatuba participou dos principais festivais de dança do país em seu processo de amadurecimento técnico e artístico, sendo premiado em grande parte deles. Desde 2008, passou a desenvolver um trabalho profissionalizante onde os intérpretes dedicam-se à pesquisa e criação de composições coreográficas. Desde então, foi contemplado diversas vezes pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) e recebeu a maior honraria para a linguagem da dança, o Prêmio Governador do Estado, em 2017.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Sobre o Teatro móvel ‘Emcena Brasil’

O teatro móvel ‘Emcena Brasil’, da Companhia Abareteatro, chega a Caraguatatuba neste fim de semana, dias 24 e 25, com uma extensa programação recreativa, na Praça da Cultura (Avenida da Praia), no Centro. O evento tem entrada gratuita e ocorrerá das 16h às 21h, no sábado e no domingo.

O projeto, que transformou um container adaptado em palco, conta com o talento de uma equipe de 30 artistas e técnicos, que garantirão ao público dois dias de lazer, imersão na cultura popular e valorização dos artistas nacionais, por meio de apresentações de teatro, sessões de cinema, atividades recreativas, espetáculos de circo e mamulengo – fantoche típico do nordeste brasileiro.

O ‘Emcena Brasil’ é realizado pela Companhia Abareteatro, por meio do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura com patrocínio da Isa Cteep. Em Caraguatatuba o projeto ocorre em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba.

Confira a programação completa:

24 de Setembro (sábado)

16h – Teatro Infantil: ‘Em busca do segredo esquecido’

17h – Espaço brinquedoteca e artes manuais

18h – Teatro de Mamulengo: ‘As Pelejas de Benedito com o Boi Surubim na fazenda do Coronel Liborio’

19h – Cinema: Cine Curta Brasil

20h – Circo: ‘Malabarindo’

25 de Setembro (domingo)

16h – Teatro Infantil: ‘Antes que o Galo Cante

17h – Espaço brinquedoteca e artes manuais

18h – Contação de Histórias: ‘Amigos da Natureza’

19h – Estreia local do Espetáculo de Dança: ‘Coisa Pequena’ – Corpo de Baile de Caraguatatuba

20h – Teatro para adultos: ‘Ariano – O Cavaleiro Sertanejo’

Entrada Gratuita

Local: Avenida Dr. Arthur Costa Filho, Centro (Praça da Cultura) – altura do parque de diversões Trombini

Botão Voltar ao topo