publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Projeto “As Três Marias, Estrelas do Sertão” encerra agenda com apresentações em Arapeí, Bananal e Areias

O Grupo Teatro do Imprevisto (GTI), de São José dos Campos, encerra a agenda de setembro do projeto “As Três Marias, Estrelas do Sertão”, comemorativa aos seus 18 anos de existência, com oficina, exposição e espetáculo de teatro musical gratuitos, nas cidades de Arapeí (23), Bananal (25) e Areias (26).

A iniciativa celebra o protagonismo e resistência feminina, trazendo à tona o tema do combate à violência contra a mulher, com muita arte, irreverência, música e interação com o público. As atrações são gratuitas e têm classificação livre.

Em Bananal, no domingo, as atividades serão abertas ao público em geral (veja texto nesta página). Mas, tanto em Arapeí (sexta-feira), quanto em Areias (segunda-feira), elas serão exclusivas para as comunidades escolares da EMEF Guilherme Henrique de Oliveira e EMEF Antonio Pinto de Carvalho Neto, respectivamente.

Os horários das atividades serão os mesmos em ambas as escolas: das 9h às 12h, ocorrerá a oficina “Desvendando o Boneco Mamulengo”, com a mestra-mamulengueira Vivian Rau e o ator-brincante Ricardo Salem; das 10h às 18h, estudantes, professores e funcionários poderão conferir a exposição “Mamulengos, Gente em Forma de Boneco”, que reúne painéis contando a história do mamulengo, além de bonecos do acervo do Grupo Teatro do Imprevisto e Museu do Mamulengo de Glória do Goitá (PE).

A curadoria é de Edjane Lima, a Mestra Titinha, fundadora do grupo Flor de Mulungu, de Glória do Goitá, formado exclusivamente por mulheres.

O destaque fica por conta da apresentação do teatro musical “No Quintal do Mundaréu”, às 16h, com direção artística e musical de Luiz Carlos Laranjeiras, que divide a co-dramaturgia do espetáculo com o GTI e Rogério Guarapiran.

Sinopse

Artistas (Carolina Marques, Cibele Tomaz, Izildinha Costa, Ricardo Salem e Vivian Rau) e bonecos apresentam a história de “Maria”, uma menina que não quer nascer. Temendo as violências do mundo, ela passa os dias na rede tecida com o cordão umbilical e confronta quem tenta convencê-la a sair da barriga de sua mãe, a “Mulher-Palco-Útero”. Rumo ao seu encontro, três Marias guiadas por um ser Multiverso peregrinam por um lugarejo com a missão de celebrar o milagre do nascimento.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Bananal

A cidade de Bananal receberá o projeto “As Três Marias, Estrelas do Sertão”, no próximo domingo, dia 25. Diferente das apresentações em Arapeí e Areias, as de Bananal são abertas a todos os interessados.

Já estão abertas, inclusive, as inscrições online para a oficina presencial “Desvendando o Boneco Mamulengo”, pelo endereço linktr.ee/teatrodoimprevisto, ou direto no local.

São apenas 20 vagas, então é melhor se apressar. A atividade, totalmente gratuita, ocorrerá também das 9h às 13h, no Centro Cultural Carlos Cheminand (Avenida XV de Novembro, 170).

Já na Praça da Matriz, a partir das 10h de domingo, será montada a exposição “Mamulengo, Gente em Forma de Boneco”, e ficará aberta à visitação até as 18h, com entrada franca. Vale lembrar que o público também pode conferir a versão online da exposição, com recursos de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e audiodescrição, a partir do site: www.teatrodoimprevisto.wixsite.com.

O espetáculo “No Quintal do Mundaréu” será apresentado também na Praça da Matriz de Bananal, às 16h, com muita música, danças, cantorias e interação dos artistas-brincantes com o público. A classificação é livre.

O projeto “As Três Marias, Estrelas do Sertão” marca o aniversário de 18 anos do grupo joseense Teatro do Imprevisto, e tem a realização do Programa Ação Cultural (ProAC 2022), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado de São Paulo.

Botão Voltar ao topo