Todas as 50 escolas municipais de ensino fundamental integral de São José dos Campos realizam nesta semana o simulado do programa Recupera. As provas, dos componentes curriculares de língua portuguesa e matemática, estão sendo aplicadas desde segunda-feira (26) e vão até sexta (30) para aproximadamente 28 mil estudantes do 3º ao 9º ano.
Cada unidade da rede da Prefeitura, chamada de Emefi, estabeleceu um cronograma próprio, conforme a disponibilidade dos professores nos horários de aula das turmas. Há um dia para a avaliação de matemática e outro para a de português.
Com questionário de múltipla escolha, o objetivo do simulado é detectar o avanço dos alunos na proficiência leitora, escritora e matemática. Por meio dessa ação pedagógica, os educadores mapeiam a aprendizagem das crianças com base nos resultados e elaboram intervenções para superar as eventuais fragilidades apresentadas.
Parte do Plano de Gestão 2021-2024, o Recupera com novos professores contratados para o reforço nas escolas. O programa oferece aulas de recuperação intensiva e paralela e outras atividades com o objetivo de intensificar as ações pedagógicas para minimizar os impactos da pandemia na aprendizagem dos alunos.