Bauru é campeã invicta do VII Torneio Estadual de Basquete da Fundação CASA

No feminino, a equipe do CASA Feminino de Cerqueira César conquistou o troféu estadual; Finais aconteceram ontem (29)

(Foto: Divulgação/Fundação CASA)

Nove jogos. Nove vitórias. O time de basquete do CASA Bauru se tornou campeão invicto, na modalidade masculina, do VII Torneio Estadual de Basquete da Fundação CASA nesta quinta-feira (29). No feminino, o troféu ficou com a equipe das adolescentes em internação no CASA Feminino de Cerqueira César, de Cerqueira César, no interior paulista.

As finais da 7ª edição do Torneio aconteceram no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) de Barueri, na cidade da Região Metropolitana de São Paulo. Cerca de 70 adolescentes, de ambos os sexos, que cumprem medida socioeducativa de internação em sete centros socioeducativos do Estado disputaram as partidas de hoje.

Na final masculina, competiram times de quatro centros socioeducativos: os CASAs Bauru; Santo André I, de Santo André; Ouro Preto, da capital; e Mogi Mirim. O troféu foi disputado entre a equipe bauruense e o time do ABCD, com vitória do CASA Bauru por 19 a 13. Em terceiro lugar, ficou o time do CASA Ouro Preto, seguido pela equipe de Mogi Mirim, em quarto.

Já no feminino, jogaram entre si as equipes dos CASAs Feminino Bom Retiro, de São Paulo; e Anita Garibaldi e Cerqueira César, de Cerqueira César. O time do CASA Feminino de Cerqueira obteve mais pontos, com duas vitórias nos jogos que disputou, levando o troféu. Em segundo lugar ficou a equipe do CASA Anita Garibaldi e, em terceiro, o CASA Feminino Bom Retiro.

Como o número de centros socioeducativos destinados à internação das adolescentes é menor no Estado, as três equipes seguiram direto para a final, em busca do troféu. Atualmente, dos 116 centros socioeducativos ativos da Fundação CASA, seis se destinam ao atendimento feminino, que corresponde a 3,86% do total de 4.818 adolescentes em atendimento nesta quinta-feira (29).

A sétima edição do Torneio Estadual de Basquete teve o objetivo de estimular adolescentes em internação no Estado de São Paulo a praticar a modalidade, trazendo valores como ética, determinação, espírito de equipe e cidadania.

“As equipes tiveram belas conquistas, mas o maior troféu talvez esteja no fato de os adolescentes poderem ter realizado um intercâmbio esportivo entre si, além de a modalidade colaborar no processo socioeducativo pelo qual os jovens passam, sendo ainda uma possibilidade de despertar talentos”, comenta o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa.

Caminhada invicta dos rapazes

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Na categoria masculina, as equipes passaram por duas etapas antes de chegar à final. A primeira foi a regional, em que cada um disputou localmente e conquistou uma das oito vagas disponíveis. O CASA Bauru jogou seis partidas contra centros socioeducativos da Divisão Regional Sudoeste (DRS) e venceu todas, tornando-se campeão regional e representante da Divisão.

Depois, na segunda etapa, a semifinal, o CASA Bauru foi uma das oito equipes a disputar as quatro vagas para as finais. O time ganhou da equipe dos adolescentes internados no CASA Irapuru I, representante da Divisão Regional Oeste (DRO), e se classificou para a final.

Em setembro, entre essas duas etapas, os adolescentes do time do CASA Bauru visitaram a equipe profissional do Bauru Basket durante um treino, quando tiveram a oportunidade de conversar com os atletas. Além disso, ainda assistiram a um jogo do time bauruense no play off.

Sobre a competição

A 7ª edição do Torneio Estadual de Basquete da Fundação CASA reuniu cerca de 830 adolescentes, de ambos os sexos, internados em 73 centros socioeducativos em todo o Estado de São Paulo. A organização estadual da competição esteve a cargo da Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp) da Instituição.

Botão Voltar ao topo