O Comando de Fronteira de Rondônia – 6º Batalhão Infantaria de Selva (Cmdo Fron RO/ 6ºBIS) – comemorou 90 anos de criação no dia 23 de setembro.
Durante a celebração da data, foi inaugurada uma maquete externa do Real Forte Príncipe da Beira, patrimônio histórico nacional e símbolo do estado de Rondônia e do Batalhão. A maquete foi construída por militares do Pelotão de Obras do batalhão e tem como objetivo ser um dos cartões-postais da cidade de Guajará-Mirim.
Em seguida, foi inaugurado o Espaço Cultural do Comando de Fronteira Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva, que mostra, em fotos e em púlpitos com artes em acetato, a história do batalhão. O espaço reverencia a parte operacional daquela organização militar e sua importância para a sociedade guajaramirense e rondoniense.
Também foi inaugurada a Linha do Tempo do Cmdo Fron RO/ 6ºBIS, com 6 m de largura, instalado no Pavilhão de Comando do batalhão, que, por meio de textos e imagens antigas e atuais, conta a história do batalhão, do Forte Real Forte Príncipe da Beira e da cidade de Guajará-Mirim.
A inauguração da Cascata dos Veteranos, monumento simbólico dedicado a todos os que trabalharam no 6º BIS, ocorreu durante a formatura alusiva ao 90º aniversário de criação do batalhão, no início da noite. Durante a formatura, também foram entregues certificados para civis e militares, entre eles o Certificado Amigo do Batalhão e Título de Colaborador Emérito do Exército Brasileiro, concedido ao Juiz Titular da 1º Vara Cível, Lucas Niero Flores, e à delegada da Polícia Civil de Rondônia, Luanda Luiza Mota Ximenes, pelos serviços prestados ao Exército.
As atividades contaram com a presença de diversas autoridades civis e militares. As cerimônias foram presididas pelo General Mathias, Comandante da 17º Brigada de Infantaria de Selva.