publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Prefeitura divulga finalistas do concurso Chef Caraguá 2022

(Foto: Divulgação/PMC)

Esse ano, a 2ª edição do concurso culinário Chef Caraguá contou com um desafio a mais para as cozinheiras escolares: elaborar uma nova opção para o lanche dos alunos, com receitas que atendam à Resolução do Ministério da Educação (Nº 06 de 08/05/2020), que proíbe o uso de açúcar na alimentação das crianças de 0 a 3 anos, e limita em 7% o percentual máximo do ingrediente nos preparos para as faixas etárias seguintes.

O desafio foi aceito por 22 equipes de cozinheiras escolares da rede municipal. Elas pesquisaram, se esforçaram e conseguiram desenvolver novas opções saborosas, nutritivas e atrativas para o lanche dos alunos.

O supervisor do setor de Alimentação, Luís Ângelo, comentou que foi grande a satisfação de presenciar o brilho nos olhos e empenho de todas as cozinheiras e equipes gestoras em preparar o melhor lanche para nossos estudantes, atendendo o grande desafio da Resolução 06/2020. “Aproveito a oportunidade para parabenizar o envolvimento de todas as equipes”, disse.

Concluída a fase de degustação, as seis finalistas do Chef Caraguá 2022 são as seguintes:

Categoria ‘Primeiríssima Infância’ – alunos de 0 a 3 anos

EMEI/EMEF Masako Sone | Preparo: Escondido de frango
CEI Profª Regina Célia S. Chapira Blaustein | Preparo: Delícia bananete
CEI/EMEI Profª Santina Nardi Marques | Preparo: Bolo Floresta
Categoria ‘Infância +’ – alunos acima de 3 anos

EMEF Profª Jane Urbano Focesi | Preparo: Torta Nutritiva
EMEFEBS Prof. Ricardo Luques S. Serra | Preparo: Bolo de cambuci
EMEF Profª Maria Aparecida Ujio | Preparo: Bolo de cacau Ujio
A próxima etapa será realizada entre os dias 18 e 27 de outubro, quando os pratos serão servidos aos ‘alunos jurados’, que farão a avaliação de aceitabilidade das receitas.

Este ano os jurados serão: categoria ‘Primeiríssima Infância’, alunos do CEI/EMEI Leonor Mendes de Barros, no Travessão. E a categoria ‘Infância + ‘ será avaliada pelos alunos da EMEI/EMEF Prof. João Benedito Marcondes, no Barranco Alto.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

O resultado da avaliação dos alunos definirá as receitas vencedoras, uma de cada categoria, e será divulgado em novembro num evento que contará com a presença de toda a equipe de cozinheiras escolares da rede municipal.

O concurso

O objetivo do ‘Chef Caraguá’ é valorizar o trabalho e estimular a criatividade das cozinheiras escolares. A receita vencedora passará a integrar o cardápio da rede municipal no próximo ano letivo e a equipe de cozinheiras será premiada.

O concurso propõe o desenvolvimento de novas preparações utilizando ingredientes fornecidos para a alimentação escolar. Além do sabor e da criatividade, critérios técnicos são avaliados pela equipe de nutricionistas do setor, como apresentação, tempo de preparo, porcionamento (prato feito), valor nutricional, praticidade e aceitação das crianças.

Nesta 2ª edição, 22 unidades escolares entre CEIs, EMEIs e EMEFs participaram da competição.

Botão Voltar ao topo