publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Câmara de Pinda realiza Sessão Solene “Outubro Rosa” 2022

Solenidade no plenário da Casa Legislativa reuniu autoridades, familiares e convidados numa noite memorável em que a emoção e a luta pela vida foram os pontos altos da noite. (Foto: Divulgação/CMVP)

A quinta-feira, dia 06 de outubro ficará marcada na memória de todos os munícipes da cidade. Reunindo mulheres que superaram essa terrível doença (Câncer de Mama), a Câmara de Pindamonhangaba promoveu na quinta-feira a noite, a Sessão Solene em comemoração ao “Outubro Rosa” de 2022, ocasião em que o tema foi tratado com seriedade e responsabilidade pelas autoridades e homenageadas. O ato solene foi realizado por intermédio da Lei nº 4.973/2009 e do Requerimento nº 2.786/2022, de autoria da vereadora Regina Célia Daniel Santos – Regininha (PL).

Com a participação dos vereadores José Carlos Gomes – Cal, Felipe Guimarães Silva Figueiredo – Professor Felipe Guimarães, Júlio César Carneiro de Souza – Julinho Car e Marco Aurélio de Souza Mayor – Marco Mayor, a sessão foi presidida pela vereadora Regina Célia Daniel Santos – Regininha. Além da vereadora e do vereador Cal, compuseram a Mesa Diretora dos trabalhos do ato solene, a Secretaria Adjunta de Saúde de Pindamonhangaba, Silvia Mendes de Almeida, a Relações Públicas do Grupo de Apoio à Pessoa com Câncer (GAPC) de Taubaté, Jéssica de Almeida Carvalho e a Oradora Oficial, a Nutricionista Oncológica, Dra. Tabata Bortman.

Seguindo a norma cerimonialista, a sessão solene foi aberta com a saudação da Presidente da Mesa, vereadora Regininha e logo em seguida com a execução dos Hinos Nacional Brasileiro e de Pindamonhangaba.

Oradora da sessão. (Foto: Divulgação/CMVP)

A sessão solene prosseguiu com a leitura da biografia da oradora oficial e a participação da Dra. Tabata Bortman.
Em seu pronunciamento, a Dra. Tabata enfatizou que o “Outubro Rosa é mundialmente comemorado e precisamos conscientizar cada vez mais as pessoas sobre essa doença, o câncer de mama”. Segundo a nutricionista do GAPC de Taubaté, é através do auto-exame, dos exames preventivos, da mamografia que é possível fazer o rastreamento do câncer e descobrir a doença em seu estágio inicial. “As pessoas ainda tem muito medo dessa palavra – CÂNCER – porém hoje com maior leveza e responsabilidade conseguimos evitar isso e muitos pacientes tem cura”, frisou a Dra. Tabata.

Ela observou que “uma das formas de auxiliar e conscientizar essas pessoas é orientando sobre a alimentação saudável e prevenção a obesidade, que são de fundamental impôrtancia para esse trabalho de conscientização”. A Dra. Tabata informou que no GAPC, todos nós atuamos na prevenção, no acolhimento e acompanhamento dos tratamentos destes pacientes.

Homenageadas
Com histórias e relatos de superação, gratidão e amor à vida, foram homenageadas pela Câmara de Pindamonhangaba, com Diplomas de “Honra ao Mérito” as seguintes personalidades: Célia Regina Toledo de Faria, Lidiane dos Santos Oliveira, Maria Deucier Gomes, Luciana Auxiliadora Fonseca Pinto e
Roseli Aparecida Avanse da Cunha.

Durante a sessão e as homenagens, a cantora Ludy Martins e o músico Anderson Freire fizeram participações especiais, dando um toque mais musical ao evento.

Ao agradecer a presença de todos no evento, a Presidente da Mesa Diretora, vereadora Regina Célia Daniel Santos – Regininha lembrou da importância de todos, em especial, as mulheres na realização do auto-exame. “A nossa gratidão a todas as autoridades, homenageadas, familiares e convidados que escreveram esse lindo momento da nossa história de homenagens e que hoje tem o devido e merecido destaque às mulheres da nossa cidade de Pindamonhangaba, que superaram essa grande adversidade e dão sentido à celebração do Outubro Rosa”, finalizou a vereadora e Presidente da Mesa Diretora.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Botão Voltar ao topo