A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Administração, se reuniu na última sexta-feira (7) com equipes da Elektro (Neoenergia) e representantes de todas as empresas de telefonia e internet no município (Giga+, Vivo, Claro, Housenet e Settinet) para tratar do reordenamento e higienização dos cabos utilizados nos postes de energia do município. A empresa Linktel não compareceu.
Entre os temas tratados, a Prefeitura apresentou uma proposta que visa promover a higienização dos postes de energia da cidade, alvo frequente de denúncias e reclamações da população. Para atingir o objetivo, o município foi dividido em nove zonas e também foi definido um cronograma previsto até junho de 2023 para conclusão do trabalho.
Com a nova programação, as empresas terão 30 dias para reorganizar seus fios em cada uma das fases: Fase 1: (Avenida principal do Borrifos até Pacuíba), Fase 2 (Bairros Perequê, Agua Branca, Cocaia, Costa Bela, Reino, Toca), Fase 3 (Bairros Barra Velha, Camarão e Zabumba), Fase 4 (Bairros Itaguassu e Itaquanduba), Fase 5 (Bairros Engenho D’Água e Vila), Fase 6 (Bairros Santa Tereza, Barreiros, Viana, Siriúba, Garapocaia, Ponta Azeda, Armação e Ponta das Canas) e Fase 7 (Bairros Piúva, Ilhote, Portinho, Feiticeira, Julião, Praia Grande, Ribeirão, Curral, Veloso, São Pedro, Taubaté, Itapecerica e Borrifos).
A Prefeitura anunciou ainda, a criação de um aplicativo para concentrar denúncias e reclamações referentes aos fios e postes. Ao término de cada uma das fases, será habilitada a função de denúncia nos bairros já concluídos. As empresas serão notificadas e estarão sujeitas à penalização de acordo com a legislação vigente. O aplicativo também criará um ranking das empresas com maior número de reclamações, índices de atendimento para divulgação e acompanhamento por parte da população, oferecendo maior transparência do serviço prestado.
Novos investimentos
Na última semana, a gerente de relacionamento da concessionária de energia, Fernanda Arantes, também se reuniu com o prefeito Toninho Colucci e com membros das Secretarias de Comunidades Tradicionais e Pesca e de Desenvolvimento e Inclusão social para falar do andamento dos serviços prestados para as Comunidades Tradicionais e os investimentos da empresa em melhorias de rede e novos equipamentos para o município.
A empresa divulgou que entre maio e agosto foram investidos R$ 2,5 milhões em melhoria de redes e novos equipamentos, com o intuito de reforçar a segurança e a qualidade do fornecimento de energia para os 18 mil clientes do arquipélago.
Ainda, conforme dados divulgados pela Elektro, os investimentos devem refletir em melhorias no fornecimento de energia nos bairros Cocaia, Perequê, Água Branca, Costa Bela, Itaguassu, Itaquanduba, Engenho D’Água, Centro, Santa Tereza, Barre3iros, Armação, Barra Velha, Piúva, Toca, Reino, Portinho, Feiticeira, Curral, São Pedro, Taubaté e Itapecerica.