publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Cine Santana, importante patrimônio histórico, completa 70 anos

O Cine Santana segue forte no seu propósito de oferecer programações culturais de qualidade, respeitando e valorizando a cultura regional. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Nesta quarta-feira (12), o Cine Santana completa sete décadas e, para comemorar, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo promove uma série de eventos ao longo deste mês de outubro.

Exibição de filmes e documentários, shows musicais e peça teatral compõem a programação especial de aniversário deste importante espaço cultural de São José dos Campos. Confira a programação abaixo.

“O Cine Santana traz as memórias e histórias das pessoas da comunidade da zona norte”, afirma a gestora do espaço, Edilaine Pereira, especialista em Cultura Popular. Ela lembra que o local passou por várias fases, desde uma importante sala de cinema para 800 pessoas, na década de 50, até se transformar em igreja evangélica.

Em 1995, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo assumiu o espaço, transformando-o em uma Casa de Cultura, preservando sua identidade e restabelecendo o vínculo afetivo com a comunidade.

O equipamento público, acessível à comunidade, oferece gratuitamente oficinas culturais, exibições de filmes e apresentações de música, teatro, dança à população. Em 2002, o prédio é adquirido pela Prefeitura e reconhecido como patrimônio histórico do município pelo Comphac (Conselho de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural).

No programa Memórias, desenvolvido pela FCCR em 2012, há depoimentos de pessoas que vinham do distrito de São Francisco Xavier para o Cine Santana a cavalo, as pessoas se encontravam, namoravam e se sociabilizavam. Assistiam aos filmes de Mazzaropi, Bang Bang, entre outros famosos da época. O fruto deste programa cultural, que também abrangeu o projeto Cartas para Santana, resultou em um filme patrocinado pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC), intitulado “Com o passar do tempo”, com roteiro e direção de Fabio Alba e Aline Reis.

Durante os dois anos mais críticos da pandemia da Covid-19, o Cine Santana se reinventou novamente se tornando palco para as apresentações artísticas online. Segundo Edilaine, esse foi um momento que trouxe muitas comoções aos artistas.

“Muitos confessavam ficar emocionados com a oportunidade de continuar se apresentando ainda que o público fosse virtual. Subir ao palco, em tempos de pandemia, foi motivo de muita alegria para eles”, disse.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

O Cine Santana segue forte no seu propósito de oferecer programações culturais de qualidade, respeitando e valorizando a cultura regional dos bairros do entorno.

Programação:

Dia 11, às 19h30 | Apresentação da Banda de Santana

Dia 12, às 15h | Cine Especial – “Encanto”

Dia 12, às 19h30 | Documentário “Com o Passar do Tempo”

Dia 13, às 20h | Cine Rock – Coletivo Estoril e Amplexos

Dias 15, às 15h, e 16, às 17h | Peça teatral Tatipirun (Proac)

Dia 17, às 19h30 | Ponto MIS – “A Família Addams”

Dia 20, às 19h30 | Apresentação do Centro de Artes Circenses

Dia 21, às 19h30 | Show musical “Lembranças de um Caipira”

Dia 23, às 16h | Zona Norte no Ar

Dia 24, às 19h30 | Ponto MIS – “Frankenwennie”

Dia 27, às 20h | Cine Rock Especial – Duo Moda de Rock

Dia 31, às 19h30 | Cine Especial – “Corra”

Cine Santana
Av. Rui Barbosa, 2005, Santana

Botão Voltar ao topo