A Prefeitura de São José dos Campos realiza, nesta sexta-feira (14), mais uma roda de conversa sobre Panc (Plantas Alimentícias Não Convencionais). O evento é aberto ao público e acontece a partir das 13h30, no auditório da Casa do Café, que fica no Parque da Cidade, na avenida Olivo Gomes, 100, em Santana, na região norte.
O Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro, será o tema central deste encontro. Para celebrar a data, o Núcleo de Nutrição da Secretaria de Saúde e a Divisão de Educação Ambiental da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade promoverão uma troca de receitas com Panc dentro na Roda de Conversa. Os participantes do evento ainda visitam a Horta Modelo e recebem uma muda de Panc, ampliando o acesso da população às plantas.
Na ocasião, também será lançado um livro de receitas compartilhadas pelos frequentadores das rodas de conversa, resultado de uma construção coletiva, com a proposta de promover uma troca de receitas saudáveis, elaboradas com ingredientes tradicionais da cultura alimentar brasileira, resgatando memórias afetivas e práticas da nossa região.
O objetivo da ação é promover a alimentação saudável de forma orgânica e também sustentável, com foco na discussão sobre o benefício do resgate ao cultivo e consumo das Panc.
Pancs
As Plantas Alimentícias Não Convencionais representam um grupo de hortaliças rústicas que se desenvolvem bem em pequenos espaços, sem necessidade do uso de agrotóxicos.
Seu consumo habitual era dentro das organizações familiares, mas acabou se perdendo com a modernização da indústria e agricultura.
Deste modo, o resgate ao consumo dessas hortaliças valoriza a cultura e conhecimento regionais, permite o acesso a alimentos orgânicos de baixo custo e alto valor nutricional e promove uma alimentação saudável.
Reconhecimento
O Núcleo de Nutrição da Secretaria de Saúde de São José dos Campos, foi premiado durante a 27ª edição do Congresso Brasileiro de Nutrição, realizado em Maceió, no dia 7 de outubro. A premiação é resultante das ações de promoção à alimentação saudável e sustentável desenvolvidas há 16 anos pelas Secretarias de Saúde e de Urbanismo e Sustentabilidade.
O trabalho premiado descreveu as ações desenvolvidas no município, como hortas urbanas, hortas comunitárias nas UBS (Unidades Básicas de Saúde), rodas de conversa sobre Plantas Alimentícias não Convencionais (PANC), compostagem e pomares nativos educativos.
“Fiquei emocionada pelo reconhecimento e muito feliz com a oportunidade de aprender com as experiências inovadoras apresentadas no congresso, afinal a ideia é sempre aprimorar o nosso serviço”, conta Elizabeth Bismarck, coordenadora do Núcleo de Nutrição da Secretaria de Saúde de São José dos Campos.
Veja também