Militares do 16º Contingente Brasileiro foram condecorados com a Medalha das Nações Unidas, em cerimônia realizada na Base Militar Miguel de Cervantes, juntamente com outros integrantes da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL). A condecoração foi entregue em reconhecimento aos serviços prestados em favor da paz mundial, e por haverem cumprido os requisitos de elegibilidade como membros de missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU).
A Medal Parade foi presidida pelo Head of Mission e Force Commander da UNIFIL, Major-General Aroldo Lázaro Saenz (Espanha), acompanhado pelo Comandante do Setor Leste da UNIFIL, General de Brigada Ignacio Olazábal Elorz (Espanha). A solenidade contou com a presença de inúmeras autoridades civis e militares, dentre as quais, do Adido de Defesa, Naval, do Exército e Aeronáutica do Brasil no Líbano, Capitão de Mar e Guerra Mauricio Morgado Pedrosa, e do Coronel Emerson Afonso Azevedo Costa, futuro Adido do Brasil no Líbano, o qual foi integrante do 3º Contingente Brasileiro na UNIFIL, no ano de 2015.
A medalha recebida pelos Peacekeepers brasileiros é uma condecoração de caráter internacional concedida pela ONU aos militares, policiais e civis de todo mundo, que participam de operações para a manutenção da paz e dos esforços humanitários por um período ininterrupto de mais de noventa dias. A medalha, entregue aos militares que compõem a UNIFIL, possui duas faixas de cor azul, representando as Nações Unidas. Ao centro duas linhas vermelhas e uma faixa verde sobre um fundo branco, representando as cores da bandeira libanesa, sendo o branco simbolizando a pureza da paz; o vermelho, a coragem e a resistência do seu povo; e o verde, a força e o crescimento, também marcados nas árvores de cedro do país.
Foram agraciados os seguintes militares brasileiros: Major De Castro, Major Miguel, Major Avena, Capitão Sousa, Subtenente Natanael, Subtenente Ribeiro e Subtenente Tacílio. Na oportunidade também foram prestadas homenagens aos militares da UNIFIL que entregaram suas vidas em defesa da paz na região e em cumprimento do mandato das Nações Unidas.
Desde 2014, o Exército Brasileiro envia militares que integram o estado-maior da Brigada Espanhola, responsável pelo setor leste da área de operações ao sul do Líbano, na fronteira com Israel. A UNIFIL conta com aproximadamente 10.000 peacekeepers de 48 países. O atual contingente brasileiro encontra-se desdobrado desde o mês de maio e permanecerá na missão até novembro, quando serão substituídos pelo 17º Contingente, que já se encontra em fase de preparação na Espanha.