A cerimônia alusiva ao Dia do Aviador e ao Dia da Força Aérea Brasileira (FAB), que é comemorado no dia 23 de outubro, ocorreu na sexta-feira (21), na Base Aérea de Brasília (BABR). A tropa foi formada por Oficiais e Cadetes da Academia da Força Aérea (AFA) e militares da Guarnição de Aeronáutica de Brasília (GUARNAE-BR). 195 pessoas foram agraciadas com a imposição da Medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA).
A solenidade foi presidida pelo vice-presidente da República, Antônio Hamilton Martins Mourão, acompanhado do Ministro de Estado da Defesa Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira; do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; além de Ministros de Estado, membros do Alto-Comando da Aeronáutica, Oficiais-Generais, entre outras autoridades.
Na ocasião, o Comandante da Aeronáutica saudou os agraciados. “Parabenizo e agradeço aos homenageados com a Ordem do Mérito Aeronáutico por seu apoio à nossa Força Aérea Brasileira, origem do reconhecimento representado pelas comendas que ora recebem”, salientou.
O evento contou, ainda, com as manobras do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça, além do sobrevoo das novas aeronaves da FAB, como o KC-30, da Aviação de Transporte, e o F-39 Gripen, o novo avião de caça.
Foram entregues as condecorações aos estandartes das seguintes Organizações Militares: Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha; Comando Logístico; Assessoria Parlamentar e de Relações Institucionais do Comandante da Aeronáutica; Escola Superior de Defesa; Prefeitura de Aeronáutica de São Paulo e Prefeitura de Aeronáutica de Natal.
O Ministro da Economia, Paulo Roberto Nunes Guedes, agradeceu à FAB pelo reconhecimento. “Estou muito agradecido pela condecoração. É uma honra muito grande. Santos Dumont, nosso herói, pai da aviação, aqui estou ao lado do Gripen, uma conquista tecnológica das Asas que protegem o país”, expressou.
O Brigadeiro do Ar Roberto da Cunha Follador comentou sobre o recebimento da medalha. “Essa condecoração é um resgate. Cada vez que a gente vem numa formatura como essa do Dia do Aviador, ver os cadetes em forma desfilando, a esquadrilha da fumaça, a gente resgata o sentimento muito grande do patriotismo’, ressaltou.
Entrega da OMA
A Ordem do Mérito Aeronáutico é uma distinção concedida aos militares da Aeronáutica brasileira que tenham prestado notáveis serviços ao País, ou que se hajam distinguido no exercício da sua profissão; aos militares das Forças Armadas Nacionais e Estrangeiras que se tenham tornado credores de homenagem da nação brasileira e, particularmente, da Aeronáutica; aos cidadãos brasileiros e estrangeiros que se tenham destacado nas suas áreas de atuação a serviço da Pátria; e às corporações militares, nacionais e estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes, por serviços ou ações que as recomendem ao reconhecimento da nação brasileira e, de modo particular, ao da Aeronáutica.
Data Comemorativa
O dia 23 de outubro foi instituído como o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira por ser a data em que Alberto Santos-Dumont realizou o primeiro voo com o 14-bis, o mais pesado que o ar. O fato histórico ocorreu no Campo de Bagatelle, em Paris, em 23 de outubro de 1906, quando o brasileiro percorreu 60 metros em sete segundos, voando a uma altura de dois metros do solo, perante mais de mil espectadores e da Comissão Oficial do Aeroclube da França.