Mais uma conquista na área da educação em São José dos Campos. A Prefeitura e o Governo do Estado iniciarão o processo de municipalização dos anos iniciais.
A previsão é que elas estejam sob gestão municipal a partir do ano letivo de 2023.
O anúncio da ampliação de parceria foi feito nesta sexta-feira (21) pelo secretário estadual de Educação, Hubert Alquéres, durante visita à Escola Estadual João Cursino. Acompanhado de autoridades municipais, ele participou de atividades nas salas do centro de inovação, onde conversou com professores e alunos.
O objetivo do acordo é avançar no processo de municipalização, com a proposta de atender aproximadamente 90% dos alunos dos anos iniciais na rede municipal. Além de proporcionar a qualidade do ensino, uma das vantagens é ter maior agilidade na gestão das escolas devido à maior proximidade do poder municipal.
Atualmente o ensino fundamental na rede pública é atendido por Estado e Município em partes iguais, com integração e projetos em comum. “A gente tem na Prefeitura um parceiro privilegiado para a melhoria da qualidade da educação”, disse o secretário.
Para a administração municipal, as parcerias são muito importantes para a cidade, especialmente na área educacional. A união das duas redes públicas trará ainda mais benefícios à comunidade escolar.