Projeto odontológico realiza ação em escola de Taubaté

A Prefeitura de Taubaté, em uma parceria das secretarias de Saúde e Educação, realiza nesta terça-feira (25), das 7h30 às 16h30, uma mega ação do Projeto Odontológico “Educar, Prevenir Para Sorrir” na EMEIEF Profª Ana Silvia Paolichi Ferro, no Jardim Continental.

O projeto , da Divisão de Saúde Bucal, foi ampliado em 2021 e aumentou a quantidade de atendimentos odontológicos nas escolas da rede municipal. No evento desta terça-feira, os alunos e comunidade escolar participarão de um extenso cronograma de atividades, como: teatro, brincadeiras, escovação, desenhos, pintura, contação de histórias, jogos, exposição e entrega de brindes.

A Equipe de Prevenção Odontológica (EPO) é composta por cirurgiões – dentistas e auxiliares de saúde bucal. Eles atuam nas unidades de ensino, projetos sociais e Centro da Mulher e do Idoso. O objetivo é incentivar a prevenção odontológica e promover a saúde bucal nas escolas e creches municipais de Taubaté, beneficiando as crianças, familiares e a comunidade.

Nas escolas, o plano de ação da EPO incluí palestras educativas (material lúdico); vídeos, teatro e contação de histórias; escovação supervisionada; aplicação tópica de flúor; exames clínicos e levantamento epidemiológico.

Desde o ano passado o projeto passou a contar com um material produzido especialmente para os alunos da rede municipal. Além disso, o projeto recebeu, ainda em 2021, recursos para aquisição de materiais para a interação com as crianças. Deste montante parte veio do Governo Federal e o restante foi investimento próprio da prefeitura.

Assim, foi possível ampliar o atendimento às escolas que, em 2021 foram 20 escolas da rede e neste ano 55. Foram realizadas ainda 384 palestras educativas, 2.159 exames clínicos e escovações supervisionadas.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

As escolas atendidas recebem palestras e as atividades de orientação e também a visita dos dois odontomóveis que atendem toda a demanda da unidade com as práticas de escovação e aplicação de flúor.

Botão Voltar ao topo