publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Aeroporto Edu Chaves recebe voo inaugural em Guaratinguetá

A data escolhida foi uma homenagem ao bicentenário da morte de Frei Galvão.

Participantes do voo inaugural do aeroporto. (Foto: Divulgação)

A prefeitura de Guaratinguetá, em parceria com a Rede VOA e a empresa de aviação Azul Conecta, realizou nesta terça-feira (25) o voo inaugural do Aeroporto Edu Chaves de Guaratinguetá. A data escolhida foi uma homenagem ao bicentenário da morte de Frei Galvão.

O avião saiu do aeroporto de Jundiaí e chegou no Aeroporto do Vale da Fé, como é conhecido carinhosamente o Aeroporto de Guaratinguetá, por volta das 12h30. Participaram deste voo o prefeito de Guaratinguetá, Marcus Soliva, a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Andréa Évora Soliva, vice-prefeito Régis Yasumura, presidente da Rede Voa, Marcel Moure, gerente comercial da Azul Conecta, Cesar Merigo, representante do Governo Estadual, Luis Sobrinho, Fundador da Fazenda Esperança, Frei Hans (junto o Luciano Goulart), e o Frei Alexandre Rohling, representante do Santuário de Frei Galvão. O arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, também esteve presente no aeroporto, entre outras autoridades.

Concessão de Aeroportos

O Aeroporto de Guaratinguetá fez parte do pacote Grupo Sudeste de concessão de aeroportos realizado pelo Governo de SP em 2021, que inclui outros 11 aeroportos, sendo que o vencedor foi o Consórcio Voa NW e Voa SE, a partir da proposta de R$ 14,7 milhões, equivalente a ágio de 11,5% sobre a outorga mínima.

A concessão à gestão da iniciativa privada prevê a prestação dos serviços públicos de operação, manutenção, exploração e ampliação da infraestrutura aeroportuária estadual. A ARTESP passa a ser agência reguladora do contrato de concessão. Com caráter de concorrência internacional e prazo de operação de 30 anos, o contrato prevê modelo de remuneração tarifária e não tarifária, por meio da exploração de receitas acessórias, como aluguéis de hangares ou atividades comerciais, no terminal, restaurantes e estacionamento, ou pela realização de investimentos para exploração de imobiliária, com grande potencial para o desenvolvimento de novas atividades e negócios em torno dos aeroportos.

Botão Voltar ao topo