São José dos Campos passou a integrar o Corredor de Inovação Agropecuária do Estado de São Paulo, projeto que prevê ações integradas para o desenvolvimento do agronegócio.
A ideia do corredor de inovação é promover o desenvolvimento regional, com foco na conexão dos ambientes de inovação integrando instituições de pesquisa, universidades e startups que atuam no setor.
O projeto foi lançado em abril deste ano e contava até agora com cidades como Jaguariúna, Campinas, Piracicaba, São Carlos e Ribeirão Preto.
O corredor de inovação conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo e do Sebrae-SP.
De acordo o Ministério da Agricultura, a ideia do projeto é fortalecer e expandir o desenvolvimento tecnológico e o crescimento do setor agropecuário no Brasil e posicionar a região como referência global em inovação e empreendedorismo tecnológico na agropecuária.
Para isso, o Corredor de Inovação buscará o compartilhamento de recursos presentes no território para impulsionar a inovação aberta e o empreendedorismo e com isso fortalecer as ações de cooperação com os principais hubs de inovação no Brasil e no mundo.
Agropolo Vale
No final de março deste ano, o Parque Tecnológico de São José dos Campos realizou o lançamento do Agropolo Vale que, entre outras iniciativas, prevê a criação de um Arranjo Produtivo Local do Agronegócio, um cluster de empresas de tecnologia com soluções para o agronegócio.
O Cluster será desenvolvido em parceria com o Ministério da Agricultura, Federação das Associações Rurais do Estado de São Paulo e Sebrae-SP, entre outros apoiadores.