A vasta diversidade de espécies de animais que existe no Pantanal pode ser contemplada dentro da capital paulista.
Uma mostra fotográfica voltada à região e ao meio ambiente está disponível na Estação João Dias da Linha 9-Esmeralda até a próxima segunda-feira (31/10).
As imagens são do fotógrafo Gabriel Thomaz de Aquino, com curadoria de Vera Simões. A exposição é fruto de uma parceria com a ViaMobilidade Linhas 8 e 9, concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo.
“Conhecer o Pantanal não é tarefa fácil, é um lugar de extremos, que nasce, cresce e morre em um transcurso infindável, de cheia e seca. Presenciar a seca, o solo esturricado, animais moribundos e sobretudo o fogo, machuca o olhar e tira o fôlego dos que se atrevem a adentrar suas mais remotas entranhas”, afirma o fotógrafo.
“Mas há de se ter esperança e paciência, em outubro os ‘rios voadores’ de outro gigante, a Floresta Amazônica, chegam trazendo alívio, e se derramam sobre as veias e artérias do Pantanal, fazendo a vida se renovar e pulsar vigorosamente. Este ciclo infinito é a síntese da natureza, um eterno nascer e morrer”, diz também Gabriel.
“Por meio da exposição, os passageiros podem ter acesso à Cultura e conhecer um pouco mais sobre a vasta biodiversidade do nosso país, que é tão rico em fauna e flora”, afirma Juliana Alcides, gerente executiva de Comunicação e Sustentabilidade da ViaMobilidade.
Serviço:
O quê: Exposição “Pantanal”
Quando: Até 31 de outubro
Onde: Estação João Dias da Linha 9-Esmeralda
Sobre a ViaMobilidade Linhas 8 e 9
A ViaMobilidade Linhas 8 e 9 é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo.
A Linha 8-Diamante é composta por 22 estações, ligando Júlio Prestes a Amador Bueno, com integração nas linhas 3-Vermelha e 7-Rubi.
Já a Linha 9-Esmeralda, que conecta Mendes-Vila Natal a Osasco, possui 20 estações e faz integração com as linhas 4-Amarela, 5-Lilás e 8-Diamante. E, futuramente, com a Linha 17-Ouro de monotrilho.
Sobre Gabriel Thomaz de Aquino
Gabriel Thomaz de Aquino, viaja pelo Brasil perseguindo o primitivo, buscando incansavelmente a natureza sagrada, aquela do instante da criação, ainda intocada pelo homem.
Sua fotografia tem o compromisso de eternizar esse mundo, resgatar através das formas, luzes, texturas e movimentos a contemplação da natureza.
O fotógrafo apresenta seu conceito, sua concepção do instinto Intuição, onde reafirma que sua fotografia tem o ‘’compromisso de resgatar, através da formas, luzes, texturas e movimentos a contemplação da natureza’’.