publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Santo Antônio do Pinhal concorre ao Top Destinos Turísticos

O Prêmio Top Destinos Turísticos é consagrado como o mais importante e desejado selo de reconhecimento aos municípios e regiões turísticas que investem e fazem do turismo um gerador de riquezas.

No Ecoturismo a cidade se destaca pelas trilhas, passeios e locais para caminhadas. (Foto: Divulgação)

Já está aberta a votação para o Prêmio Top Destinos Turísticos, que este ano está em sua 4ª edição, e Santo Antônio do Pinhal está concorrendo nas categorias Ecoturismo, Gastronomia e Turismo Rural. A estância climática localizada na Serra da Mantiqueira já faturou prêmio na edição 2017.

O Prêmio Top Destinos Turísticos é consagrado como o mais importante e desejado selo de reconhecimento aos municípios e regiões turísticas que investem e fazem do turismo um gerador de riquezas.

A Prefeitura de Santo Antônio, por meio da Secretaria de Turismo, tem se empenhado junto aos empresários da cidade para aprimorar e melhorar cada vez mais os equipamentos e pontos naturais de visitação.

“Santo Antônio por estar na Serra da Mantiqueira é privilegiada pela natureza e também pela facilidade de deslocamento entre pontos turísticos naturais, restaurantes e fazendas produtoras”, explicou o secretário de Turismo, Fábio Santos.

ECOTURISMO – No Ecoturismo a cidade se destaca pelas trilhas, passeios e locais para caminhadas.

Entre os pontos está o roteiro da Cachoeira do Lageado que possui mais de 15 metros de queda. A estrada é agradável para aventureiros a pé, de bike ou de carro.

O Jardins dos Pinhais Ecco Parque possui oito jardins temáticos. O local faz parte do ecossistema da Mata Atlântica, mais precisamente de um tipo de floresta: a floresta ombrófila mista, que, diferente da Serra do Mar – que também faz parte da Mata Atlântica – possui plantas características como as coníferas e as araucárias que vivem bem em lugares de altitudes elevadas.

Já a trilha do Zigue Zague com seus 9,5km de extensão inicia próximo ao Portal de Campos do Jordão e desce por campos de altitude. A estrada pitoresca segue até a Cachoeira do Lageado.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

GASTRONOMIA – A Gastronomia pinhalense está entre as mais variadas e reconhecidas, a começar pela truta e pinhão, duas iguarias locais muito apreciadas e que estão dentro do mais importante evento gastronômico da cidade. A culinária diversificada oferece receitas de Minas, além das estrangeiras alemã, italiana e argentina.

Alguns restaurantes, como Donna Pinha, Picanha & Pasta e Arco Iris se destacam por aderirem ao movimento Slow Food – que busca uma gastronomia que começa com a escolha dos alimentos e a forma de produção, o respeito pelo meio ambiente e os produtores artesanais, até chegar à mesa, onde a convivência e a celebração são fundamentais.

TURISMO RURAL – Já no Turismo Rural entre as experiências nos premiados produtores locais de azeites, cervejas e vinhos, destaca-se o Azeite Sabiá, reconhecido entre os 10 melhores azeites do mundo pela premiação espanhola Evooleum Awards.

O produto foi o primeiro brasileiro a figurar na lista, elaborada por degustadores especializados que elencam os 100 melhores azeites de oliva do mundo.

As cervejas artesanais Araukarien e Carijó são produzidas em diversos sabores com a mais pura água da Serra da Mantiqueira.

O Espaço Essenza abriga o premiado vinho Rosé, que no concurso Decanter faturou as medalhas de Bronze e Prata nas duas últimas edições. Essas são apenas algumas das experiências que podem ser vividas em Santo Antônio do Pinhal, que torna a cidade Top Destinos Turísticos.

“Mas para que essa ‘marca’ continue sendo forte e aprimorada sempre para atender aos visitantes é preciso contar com o maior número de votos possível para receber novamente o prêmio nas três categorias”, disse Fábio.

O prêmio seria uma espécie de ‘decreto’ que obrigaria o Executivo a olhar sempre para o setor turístico, incentivando a produção local, realizando obras de melhorias em estradas, sinalização, legislação e fiscalização ambiental.

Top Destinos
Criada pela Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil (ADVB) e Associação Mundial dos Profissionais de Viagens e Turismo – Skal Internacional São Paulo, a premiação desenvolve o sentimento de pertencimento na população residente; contribui com o resgate da autoestima; a promoção do bem receber e favorece a sinergia entre poder público e iniciativa privada em âmbito territorial.

Botão Voltar ao topo