Promovida pelo Ministério da Defesa (MD), em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e com instituições de ensino superior de todo o País, a 25ª edição do Curso de Extensão em Defesa Nacional contou com a participação de quase duas mil pessoas, nas modalidades presencial e remota, de acordo com informações do Ministério da Defesa.
Destinado a alunos de graduação e pós-graduação, o treinamento acadêmico impulsiona o intercâmbio de conhecimentos e amplia o envolvimento da sociedade brasileira em estudos relacionados ao setor de Defesa. O Curso de Extensão, gratuito, ocorreu entre os dias 17 e 21 de outubro no auditório da Universidade Federal do Amazonas, em Manaus e, também, em formato virtual.
Durante o curso, foram abordados assuntos como a “Análise dos conceitos de Segurança e Defesa adotados pelo Ministério da Defesa”, “A relação entre a Inteligência de Estado e a Defesa Nacional”, e “A atuação do Comando Militar da Amazônia (CMA) nas operações interagências”. Outras temas de destaque foram “Os projetos estratégicos das Forças Armadas” e “A relação do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) com a Defesa Nacional”.