Parte da frota de caminhões coletores da EcoTaubaté já circula pelas ruas da cidade adesivada de cor-de-rosa. A causa é nobre: chamar a atenção para o combate ao câncer de mama e de colo de útero.
Com essa ação, a empresa adere a uma campanha mundial, cujo objetivo é ressaltar a importância do autoexame, das visitas ao médico, do check-up e de exames complementares que permitam o diagnóstico precoce dessas doenças.
Além dos caminhões coloridos, a iniciativa incluiu palestras, ações de conscientização e distribuição de cartilha com orientações. Os sacos coletores também querem o tom de rosa para marcar a campanha.
“Como uma empresa alinhada com as melhores práticas de responsabilidade social, fazemos questão de transmitir mensagens sobre o valor dos cuidados com a cidade, o meio ambiente e os cidadãos.
Adesivar os carros de cor-de-rosa é uma forma de lembrar como o autocuidado é fundamental. Todas as cidades em que Marquise Ambiental atua contam com essa ação, porque queremos sensibilizar o maior número de pessoas”, afirma Paulo Studart, Diretor de Operações da Marquise Ambiental/EcoTaubaté.
Campanhas como a realizada pela EcoTaubaté influenciam decisivamente no combate à doença. Um estudo publicado na revista Public Health in Practice, indica que as ações do Outubro Rosa provocam um aumento de 39% no volume de busca por mamografia, tanto em outubro quanto nos meses seguintes.
No Brasil, para 2022, o Instituto Nacional de Câncer estima em 66.280 o número de novos casos da doença. O câncer de mama é um dos que mais mata mulheres no mundo.