O evento estava previsto para a noite de sábado (29/10), porém uma forte chuva caiu no início das apresentações.
Com isso, a prova foi transferida para a manhã do domingo (30/10), que amanheceu com sol e calor, possibilitando manobras seguras. As disputas foram transmitidas ao vivo pelo canal no YouTube Arena Live Brasil e podem ser assistidas aqui.
Todos os ingressos da etapa de Ilhabela do Arena Freestyle Show foram trocados por alimentos doados às entidades sociais da cidade. “Temos que tirar o chapéu para o evento e pilotos. Ando de moto há 50 anos e não tenho essa coragem.
É preciso muito treinamento e disciplina para realizar essas manobras, com objetivo sempre de superar a apresentação anterior. Nosso público torce muito por vocês”, destacou o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.
Quatro grandes pilotos da modalidade participaram da competição, válida pelo Campeonato Brasileiro de Freestyle Motocross (FMX): Jeff Campacci, Marcelo Simões, Tatá Mello e Raphael Arnellas realizaram a sessão classificatória, que definiu a semifinal.
No primeiro embate, Simões superou Tatá e avançou para a decisão. Na segunda disputa, Jeff foi melhor que Arnellas e seguiu para a final. No confronto final, Jeff venceu a etapa e faturou o título do Arena Freestyle Show 2022.
“É com muita alegria e felicidade que finalizamos a competição. Há muito tempo venho trabalhando para conquistar o título de uma competição como esta e no mesmo dia eu consegui as duas coisas: vencer a etapa e o título de campeão. Quero melhorar e evoluir sempre”, disse Jeff Campacci, piloto natural de Campinas (SP), que já representou o país em eventos internacionais.
Em cada apresentação, os pilotos realizaram seis manobras radicais com suas motos, em uma altura de cerca de dez metros, incluindo entortadas e backflips (cambalhota para trás).
Critérios como execução, dificuldade, estilo e variedade foram avaliados pelo experiente juiz Guilherme Gaino. O público também agitou as arquibancadas e vibrou com o show de pilotagem, que contou com os comentários de Fred Kyrillos, pentacampeão brasileiro da modalidade.