Brasil e Argentina podem ser rivais em termos de clubes e seleções – isso ninguém ousa questionar. No entanto, não são poucos os hermanos que volta e meia vão jogar em times brasileiros e simplesmente conquistam o coração da torcida. Pensando nisso, separamos para vocês uma lista com alguns dos argentinos que brilharam com a camisa dos principais clubes do Rio de Janeiro.
Praticamente todo grande clube do Brasil já contou com um argentino que ou fez a diferença ou caiu muito nas graças da torcida. Alguns chegaram a se tornar ídolos do clube, de um jeito ou de outro, e até hoje são lembrados com muito carinho pelos feitos e títulos conquistados com os times brasileiros.
No Rio de Janeiro, no entanto, pode-se dizer que essa interação não é tão grande quando comparada a clubes de outras regiões. Ainda assim, ao longo dos anos, diferentes argentinos chegaram a vestir a camisa das equipes cariocas – e alguns fizeram passagens verdadeiramente memoráveis.
Confira alguns dos argentinos que brilharam com a camisa dos principais clubes do RJ:
Dario Conca – Fluminense
Quando o assunto são argentinos que brilharam com a camisa dos principais clubes do RJ, os torcedores do Tricolor da Laranjeiras muito provavelmente irão suspirar de saudades de Darío Conca. Apesar de também ter passado por Vasco e Flamengo, foi no Fluminense que o hermano realmente fez sucesso e se consagrou enquanto atleta.
Conca chegou ao Fluzão em 2008, por empréstimo do River Plate. Na época, o Fluminense estava vivendo uma época de crescimento, chegando em finais de torneios continentais em dois anos consecutivos. Conca, então, tão logo foi para a equipe assumiu a titularidade e não a deixou mais até a sua saída do clube.
O baixinho, conhecido como um meio campista clássico, verdadeiro camisa 10, foi extremamente importante para o Fluminense nos anos em que lá ficou. Com o Tricolor das Laranjeiras, fez mais de 200 jogos – somando as duas passagens. Marcou gols importantes e foi líder dentro de campo.
O auge da carreira do argentino com o Fluminense foi em 2010, quando o Tricolor Carioca foi campeão do Brasileirão. Na época, Conca foi escolhido merecidamente o Craque do Brasileirão, se consagrando como o principal jogador daquele elenco que também tinha Fred e companhia.
Germán Cano – Vasco
Antes de ser o queridinho do Fluminense na atual temporada, Germán Cano fez sucesso em outro grande clube do Rio de Janeiro. O Vasco, foi no Gigante da Colina que o argentino conquistou os holofotes dos clubes brasileiros e se tornou um nome recorrente na voz dos narradores brasileiros – afinal de contas, artilheiro ele é.
Cano teve passagens por diversos clubes da América Latina, do México à Colômbia. Em 2020, ele chegou ao Vasco e, logo em seu primeiro ano, fez uma temporada verdadeiramente surpreendente, marcando nada mais nada menos do que 24 gols em 51 jogos – uma média bastante respeitável.
No ano seguinte, a quantidade de gols caiu um pouco, foram 19 em 50 partidas disputadas. No entanto, a essa altura, Cano já havia caído na graça do torcedor vascaíno, justamente por ser um atleta conhecido pela raça e dedicação em campo, o qual realmente vestiu a camisa do Gigante da Colina e sempre marcou gols quando exigido.
Herrera – Botafogo
Dos clubes cariocas, talvez o Botafogo seja o que tenha tido menos jogadores argentinos que caíram nas graças da torcida. No entanto, um em específico teve uma passagem relativamente curta pela equipe do Rio de Janeiro no início dos anos 2010 e, desde então, deixa muitas saudades no torcedor.
O atacante Herrera é um dos argentinos que brilharam com a camisa do Botafogo. Ele chegou ao clube em 2010, justamente naquele ano em que Loco Abreu estava fazendo maluquices, e dando cavadinhas em finais de Cariocão, dividindo o ataque com o uruguaio – e sendo tão decisivo quanto.
Logo em seu primeiro ano com o Botafogo, Herrera marcou 19 gols em 43 jogos. No ano seguinte, foram 15 gols em 54 jogos. Já no terceiro e último ano com o Fogão, o argentino anotou 15 gols em 30 partidas disputadas. Fora mais de 100 jogos com a camisa do Botafogo e boas memórias deixadas ao torcedor.
Doval – Flamengo
Para falar sobre a história de argentinos no Flamengo, é preciso voltar algumas décadas no tempo. O rubro-negro teve poucas relações de sucesso com jogadores da Argentina nos últimos anos, mas possui alguns hermanos que simplesmente deixaram uma marca gigantesca na história do clube.
Esse é o caso de Doval, o atacante já falecido que atuou pelo rubro-negro entre o final da década de 1960 e primeira meteade de 1970. O jogador chegou ao Flamengo em 1969 e, juntando as duas passagens, atuou por sete temporadas na equipe do Rio de Janeiro, sendo uma importante referência do clube naquele período.