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Como dividir o conteúdo do seu Instagram entre os recursos de postagem?

A rede social é um prato cheio para o marketing digital, mas são tantas ferramentas, que é importante conhecê-las para otimizar o conteúdo da forma certa

(Foto: Pexels)

Um levantamento da RD Station, com 300 profissionais de marketing digital do Brasil, apontou que 100% deles utilizam as mídias sociais em suas estratégias. Isso mostra que não há como ter uma empresa de sucesso sem a presença digital. A internet é essencial para a marca crescer e gerar autoridade.

Cerca de 59% dos internautas já compraram um produto ou serviço que conheceram pelo Instagram, mostrando o poder de influência dessa rede. Grande parte das empresas já estão ativas no Instagram, porém, para ter alcance e bom desempenho, não basta estar presente.

É necessário conhecer as ferramentas da plataforma e planejar os conteúdos de forma adequada, conhecendo o público. Cada recurso do Instagram – Feed, Carrossel, Stories, Reels e Lives – tem um objetivo diferente e os resultados serão melhores se forem usados da melhor forma.

Para conquistar o Instagram, deve-se diversificar os conteúdos entre os formatos, pois ele te identificará como um criador de conteúdo experiente e relevante, te dando mais espaço na rede. Se você deseja otimizar o conteúdo, veja como dividi-lo a seguir!

Como usar cada formato do Instagram?

Antes de iniciar o planejamento de conteúdo, é fundamental conhecer o público-alvo/persona e os objetivos da empresa, pois eles devem estar alinhados. Esse alinhamento é conhecido como comunicação estratégica, visto que une todas as particularidades da empresa em cada ação, para que a mensagem não perca a essência.

Os brasileiros ficam, em média, 3 horas e 31 minutos na internet por dia. Portanto, utilizam um pouco de cada recurso das redes sociais. Confira dicas de como dividir o conteúdo do Instagram entre todos os formatos de postagem e atingir todo o público!

Feed

O Feed é o recurso principal do Instagram, em que é possível postar fotos, vídeos e os famosos carrosséis (sequência de fotos). A primeira coisa que aparece para um visitante da página é o feed, portanto, ele deve funcionar como uma vitrine, com muitas demonstrações do produto ou serviço. Além de conteúdos úteis e informativos.

Stories

Os Stories surgiram em 2016 e se tratam de publicações que desaprecem após 24 horas. É uma forma de contato mais direto e humanizado entre a empresa e o público, essencial para criar interesse e confiança. A funcionalidade apresenta diversas ferramentas de interação, aproximando os dois lados do celular. Pode-se postar:

  • Bastidores;
  • Ofertas;
  • Rotina;
  • Enquetes e perguntas;
  • Mini-tutoriais;

Reels

Inspirados no sucesso do TikTok, o Instagram lançou o Reels, em 2020. Com o intuito de trazer mais dinamismo para a rede social. São vídeos curtos, que podem apresentar efeitos de áudio e vídeo. Seu algoritmo funciona de forma diferente e eles possuem mais chance de viralização. É a ferramenta perfeita para:

  • Conteúdos divertidos;
  • Tutoriais;
  • Dicas;

Lives

As lives são uma forma de interagir ao vivo com os seguidores. É possível responder perguntas, trazer convidados e ter um bate-papo informal, mas cheio de conhecimento. Costuma ser usado para transmitir eventos, apresentar novidades, fazer entrevistas e mostrar os bastidores.

Integre os formatos

Apesar de cada recurso executar melhor uma função, é possível integrá-los em um mesmo tema, para o público transitar por todos os formatos. Pode-se, por exemplo, fazer uma live e depois complementá-la com mais dicas em um carrossel no feed. Dessa forma, o público sairá da transmissão já procurando o complemento.

Dicas para planejar conteúdos do Instagram

Agora que você entende como cada ferramente funciona, é hora de planejar seus conteúdos. Para isso, é necessário pensar como será o conteúdo (imagens com frases, vídeos ou fotos), a funcionalidade usada, a legenda e o horário da postagem. Veja como facilitar esse planejamento.

Pense em temas gerais de conteúdos

Defina os tipos de conteúdos que a conta terá, para poder distribuí-los ao longo da semana. Você pode apostar em:

  • Conteúdo institucional (sobre a empresa e a equipe);
  • Dicas de uso;
  • Estudos e estatísticas sobre o produto;
  • Conteúdo motivacional.

Com os temas em mente, é mais fácil pensar em qual formato cada um se encaixará melhor. Dessa forma, você pode produzir o conteúdo com antecedência.

Conheça o horário do seu público

Em contas de criador de conteúdo ou empresa, algumas ferramentas de análise são oferecidas, dentre elas informações sobre seus seguidores, como a hora que costumam estar ativos e a quantidade de interações. A partir desses dados, você torna suas postagens mais eficientes, com alcance assertivo.

Observe a concorrência

Outras empresas podem servir de inspiração para seu conteúdo quando as ideias estão escassas. Lógico que isso não é uma autorização para plagiar e sim buscar ideias para adaptar à identidade da sua marca.

Não tenha medo de poucas curtidas

Uma postagem sem engajamento é desanimadora, mas não deixe isso abalar suas estratégias. Busque entender o que deu errado para consertar ou trocar de formato.

Um bom planejamento surge de tentativas e erros até entender o que agrada seu público!

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