publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Gabriel Jesus x Vinícius Jr: quem se deu melhor na Europa?

(Foto: Instagram @dejesusoficial)

Que o Brasil é uma verdadeira máquina de fazer craques, isso não é novidade para absolutamente ninguém. No entanto, não são poucos também os casos de jogadores que vão para o exterior muito jovens e que acabam não vingando. Dois dos casos mais recentes, mas em épocas diferentes, de jogadores que deram certo fora do país foram Gabriel Jesus e Vinícius Jr – mas afinal de contas, quem se deu melhor na Europa?

Gabriel Jesus e Vinícius Jr são duas das principais apostas da seleção brasileira para os próximos anos de atividade. O primeiro vem de uma geração de três anos antes e, portanto, já teve mais oportunidades com a amarelinha. O segundo agora que está tendo as suas chances, mas segue brilhando no Real Madrid.

O fato é que, tratam-se de dois jogadores, atacantes, que saíram muito jovens do Brasil para vestir a camisa de grandes equipes da Europa. O peso da transferência poderia afetar o desempenho de ambos, mas será que pesou? Quais são os números e resultados de um e de outro fora do país?

Confira: quem se deu melhor na Europa até então, Gabriel Jesus ou Vinícius Jr?

Os números de Gabriel Jesus

Gabriel Jesus surgiu como uma das principais promessas do futebol brasileiro de sua época – se não a principal promessa. Começou a se destacar veementemente com a camisa do Verdão ainda nas categorias de base, sendo eleito o Melhor Jogador da Copa São Paulo. Em sua segunda temporada com o Palmeiras, aos 19 anos, marcou 21 gols em 46 partidas disputadas – e despertou a atenção da Europa.

O Manchester City, um dos melhores clubes do mundo na atualidade, foi o principal interessado em Gabriel Jesus na época e comprou o jogador. E a equipe comandada por Pep Guardiola tinha, e ainda tem, o objetivo de montar um elenco que os levassem até a conquista inédita da Liga dos Campeões da Europa.

Pelo City, Gabriel Jesus atuou por seis temporadas, de 2016/17 até 2021/22. Nesse meio tempo, viveu verdadeiros altos e baixos. Em alguns momentos, foi titular absoluto na equipe de Pep Guardiola. Em outros, era o chamado “reserva de luxo”, que entrava às vezes para decidir e tumultuar a partida.

Com a camisa do Manchester City, Gabriel Jesus disputou 236 jogos, marcou 95 jogos e deu 41 assistências. Foram quatro títulos da Copa da Liga, uma Supercopa da Inglaterra, uma Copa da Inglaterra e uma Liga Inglesa. Neste ano, Jesus foi transferido para o Arsenal e, tão logo chegou aos Gunners, já um dos principais jogadores do elenco.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Os números de Vinícius Jr

A jornada de Vinícius Jr obviamente começa um pouco depois de Gabriel Jesus – afinal de contas, ele é três anos mais novo do que o ex-atacante do Palmeiras. Vini surge também surge para o mundo como a grande aposta de sua geração no Flamengo, quando todos os holofotes eram depositados sobre ele ainda nas categorias de base.

Em 2017, aos 17 anos de idade, o jogador sobe para o elenco profissional do rubro-negro e termina o ano com 37 partidas disputadas. No ano seguinte, permaneceu entre os principais jogadores da equipe carioca e fez mais 32 jogos, mas sem meter muitos gols: 14 ao todo, nas duas temporadas. No entanto, foi suficiente para chamar atenção de uma das principais equipes do Mundo: o Real Madrid.

Ainda na temporada 2018/2019, Vini Jr é comprado pelo Real Madrid, mas fica um período no Real Madrid B. Naquele mesmo ano, ele acaba subindo para o profissional, mas passa a maior parte de seus jogos no banco de reservas. Foi assim até a temporada 2020/21, quando passou a ser utilizado com mais frequência pelo técnico Ancelotti e ganhou a titularidade entre os merengues.

Se contar com a breve passagem pelo B, já são cinco temporadas de Vinícius Jr com o Real Madrid. Nesse meio tempo, ele disputou 192 jogos com os merengues, tendo anotado 49 gols e dado 35 assistências. Além disso, já ganhou nada mais nada menos do que duas La Liga, 2 Supercopa da Espanha, 1 Mundial de Clubes, 1 Supercopa Europeia e 1 Liga dos Campeões da Europa.

Mas afinal, quem vingou mais: Vini Jr ou Gabriel jesus?

Definir quais dos dois jogadores, Vini Jr e Gabriel Jesus, deram mais certo na Europa não é uma tarefa fácil. Isso porque para fazer essa análise, é preciso levar em conta uma série de questões. No entanto, se for para colocar em peso maior a atuação pelo clube no exterior de fato, a cria do Flamengo é quem vem tendo o melhor desempenho – e talvez tenha vingado mais.

Os números gerais de Vinícius Júnior no Real Madrid não são assim tão atraentes. No entanto, é preciso reforçar que foi na última temporada que o jogador realmente estourou. Foi o segundo maior artilheiro do clube, um dos líderes de assistências e fez nada mais nada menos do que o gol do título dos merengues na final da Champions – além de ter sido decisivo em diversas outras oportunidades.

Gabriel Jesus acabou não tendo o mesmo sucesso coletivo enquanto atuou pelo Manchester City. No entanto, com a camisa da seleção brasileira, por exemplo, acumula números que são tidos como melhores do que o de Vini Jr – até por ter tido muito mais oportunidades.

No entanto, isso não quer dizer que Gabriel Jesus não vingou. Na verdade, vingou e vingou muito. Acontece que saiu de um coadjuvante no elenco do City nas últimas temporadas para, agora, tentar algo um pouco diferente como protagonista em um Arsenal em processo de renovação.

Botão Voltar ao topo