Militares do 17º Contingente Brasileiro designado para Missão de Paz no Líbano – UNIFIL – concluíram a sua preparação junto à Brigada da Legião Estrangeira Espanhola, Brigada Rey Alfonso XIII.
Com o intuito de certificar a tropa a ser desdobrada, o Exército Espanhol e seu Ministério da Defesa avaliaram as condutas a serem adotadas pela Brigada Legionária em relação aos possíveis incidentes que poderão ocorrer na Área de Operações. Os militares brasileiros, incorporados ao Estado-Maior da Brigada do 38ª Contingente Espanhol, atuaram em cerca de 100 problemas militares simulados, contribuindo para que a Brigada de “La Legion” obtivesse um excelente desempenho.
Como complemento da preparação, o contingente brasileiro participou de instruções comuns relacionadas às normativas da ONU e do Setor Leste da UNIFIL, além de instruções de primeiros socorros, prevenção de assédio sexual, inteligência e contra-inteligência, negociação, segurança cibernética, dentre outras.
A fim de marcar o desdobramento do contingente, foi realizado o “Acto de Despedida”, cerimônia em que são apresentadas as despedidas aos militares que irão se deslocar para o Líbano. A formatura teve a participação de familiares do contingente brasileiro, do General de Exército Veterano Francisco Carlos Modesto, coordenador do escritório do Sistema de Integração Defesa, Indústria e Academia de Inovação de São Paulo/Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro, e do Adido de Defesa e do Exército no Reino da Espanha, Coronel Tiaraju Kanomata de Mesquita.