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Miguel Paludo domina corrida da Carrera Cup e Raijan Mascarello é campeão da Sprint Challenge

Franco Giaffone conquista vitória e título na Carrera Sport na preliminar do GP São Paulo de F1 em Interlagos

Largada Carrera Cup. (Foto: Luca Bassani)

Em duas corridas muito movimentadas, o Grande Prêmio São Paulo de F1 mais uma vez teve uma abertura de gala com o desfecho do campeonato de sprint da Porsche Cup C6 Bank Mastercard em Interlagos. As provas da Sprint Challenge e da Carrera Cup foram frenéticas desde a largada, com múltiplas alternâncias dos pilotos que poderiam sair como campeões nos últimos dois títulos remanescentes.

Pela Sprint Challenge o drama começou na primeira curva e foi até a volta final. Líder do campeonato e favorito à conquista, Raijan Mascarello nem sequer contornou a primeira curva. Atingido em disputa da primeira freada da prova com Caio Castro, o #80 acompanhou a prova toda de dentro do carro médico na área de escape. Seu concorrente direto, Cristian Mohr, lutou a prova inteira para avançar até o quinto posto, lutando com um carro muito dianteiro. Ele esteve a uma posição de ocupar o lugar que renderia o título e tentou até a volta final, ao arriscar uma manobra por fora sobre Ayman Darwich na curva do Lago e terminar na barreira de pneus.

A vitória ficou com Nelson Marcondes, que liderou todas as voltas das duas provas do fim de semana depois de sair da pole em ambas e terminou a temporada como vice-campeão, atrás de Mascarello.

Na Carrera Cup o pole dominou com autoridade. O heptacampeão Miguel Paludo converteu a vantagem de larga na frente em uma vitória tranquila, com direito à melhor volta da prova. Ele agora chegou a 38 vitórias na Porsche Cup C6 Bank Mastercard e está a uma de igualar o recorde histórico de Constantino Jr. Marçal Muller recebeu a bandeirada em segundo. Após alguns entreveros durante a prova, Enzo Elias chegou em terceiro, confirmando seu título matematicamente conquistado na véspera.

A disputa da Carrera Sport foi eletrizante do início ao fim. Lucas Salles largou com vantagem sobre Franco Giaffone, mas o competidor do carro #3 superou o concorrente na pista após múltiplas inversões de posição. Giaffone acabou com a vitória e o título na divisão.

A Porsche Cup C6 Bank Mastercard volta à ação no próximo dia 3 de dezembro em corrida de 500 km que vai fechar a temporada e o campeonato do Endurance Challenge.

Os campeões de Sprint em 2022

Carrera Cup – Enzo Elias

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Carrera Sport – Franco Giaffone

Carrera Rookie – Lineu Pires

Sprint Challenge – Raijan Mascarello

Challenge Sport – Guilherme Bottura

Challenge Rookie – Gustavo Zanon

As corridas

Carrera Cup

Na largada o pole Miguel Paludo tracionou bem e sustentou a liderança. Werner Neugebauer saiu de terceiro para segundo, ralando seu carro no de Enzo Elias na manobra de ultrapassagem. Renan Pizii era quarto, com Marçal Muller em quinto.

Na luta pelo título da classe Sport, Lucas Salles levava a melhor sobre Franco Giaffone, fechando a volta inicial em oitavo, com o concorrente em 11º.

Em três voltas, Paludo já havia livrado quase 3s sobre Werner, que era pressionado por Enzo e Pizii. Muller vinha 1s atrás e mais 1s atrás dele Alceu Feldmann e Christian Hahn disputavam espaço.

Salles tentava passar Pedro Aguiar para colocar entre seu carro e o de Giaffone um oponente fora da classe Sport. Mas o #20 defendia bem sua linha, o que acabou favorecendo a aproximação do #3.

Entre o fim da volta 5 e a abertura da 6, Salles e Giaffone trocaram de posições duas vezes segundo a tela de cronometragem da F1. Mas o #70 conseguia se manter à frente. Giaffone enfim levou a melhor na volta 7, graças a belo ataque por fora na tomada do S do Senna.

Na volta 8, Elias mergulhou por dentro de Werner na tomada do S do Senna e os carros fizeram contato. Werner rodou e Enzo perdeu velocidade, sendo ultrapassado por Pizii e ficando a seguir à mercê de Muller. Feldmann entrou no top5 como consequência. Pela classe Rookie, a liderança era de Sylvio de Barros, em décimo.

Na marca de 10 minutos para a abertura da volta final, o pega da prova era na borda do top10, entre Georgios Frangulis, Chico Horta e Rouman Ziemkiewicz. Os dois primeiros tiveram contato, e Rouman acabou avançando para 13º na sequência.

Na volta 11 Enzo abriu temporada de ataque sobre Pizii para retomar o segundo lugar. Ele tentou aplicar um X no S do Senna, mas Pizii defendeu. Melhor para Marçal Muller, que leu bem as linhas e passou os dois de uma vez por fora na curva do Lago. A seguir os carros de Enzo e Pizii se tocaram na tomada do Laranjinha, com o #16 terminando atravessado na pista.

Paludo abriu a volta final com quase 8s de margem sobre Muller, que tinha Enzo em seu retrovisor. Chris Hahn era quarto e Feldmann quinto. Em sétimo, Giaffone vinha para vencer e ser campeão na Sport. Em 11º, De Barros liderava na Rookie.

Na volta final as posições de pódio não foram alteradas, mas o top10 sim. Marcelo Hahn e Salles tiveram contato, com o #70 rodando. Sylvio de Barros então avançou para nono no geral, confirmando a vitória na Rookie.

Sprint Challenge

Na largada o pole Nelson Marcondes defendeu sua linha, com Mascarello ao lado. Caio Castro teve mais ação partindo da segunda fila e tentou mergulhar entre os dois na freada do S do Senna. Os carros tiveram contato e quem levou a pior foi Mascarello.

O safety-car foi acionado e o top5 indicava Marcondes, Ricardo Fontanari, Marcelo Tomasoni, Urubatan Jr e Vina Neves. Para se livrar do entrevero, Cristian Mohr, que tinha largado em quarto, foi forçado a abortar a segunda perna do S do Senna. Ele devolveu as posições no retorno à pista, alinhando em sexto. Naquele cenário, precisava avançar uma posição para conquistar o título.

Em oitavo, Miguel Mariotti liderava na Sport, com SangHo Kim liderando na Rookie em 13º no geral.

A relargada veio na volta 5 e Marcondes escapou do pelotão com tranquilidade. Na tomada da Junção, Marcio Mauro passou Mohr, que passou a depender de duas ultrapassagens para ser campeão. No giro seguinte, Marcio passou Vina Neves no mesmo local -mas levou o troco no fim da reta.

Urubatan passou Fontanari na tomada do Laranjinha na volta 7 e, na seguinte, foi a vez de Tomasoni superar o carro #17 no fim da reta.

A dez minutos da bandeirada, Mohr passou a ser acossado por Miguel Mariotti, que liderava na Sport. Em 11º, Zanon era o primeiro na Rookie.

Urubatan alcançou Marcondes na volta 11 e restavam cinco minutos para abertura da última volta. No mesmo giro, tentativa de mergulho de Vina Neves sobre Fontanari no fim da reta mandou os dois para a área de escape. Ayman Darwich havia ultrapassado Mohr, que fechou a volta em sexto, a uma posição do necessário para o título.

O safety-car então precisou ser novamente acionado, a pouco mais de 3 minutos do fim da prova.

A corrida foi reiniciada com duas voltas de bandeira verde para definir o título. Urubatan atacou Marcondes pela liderança. Mohr espalhou no fim da reta Oposta tentando passar Ayman. Marcio Mauro emparelhou com Tomasoni pela terceira posição.

Marcio atravessou a freada no S do Senna e deixou a porta aberta para Ayman na última volta. Ele mergulhou e Mohr veio junto, também superando o egípcio em manobra que daria o título. Mas os três seguiam emparelhado e, no contorno da curva do Lago Ayman tinha a linha interna. Mohr arriscou tudo em uma freada agressiva tentando passar por fora, mas os carros acabaram se tocando o campeonato definido em favor de Mascarello, com o #3 estampado na barreira de pneus.

Na bandeirada, Nelson Marcondes repetiu o triunfo da véspera, mais uma vez de ponta a ponta. Urubatan foi segundo, Tomasoni terceiro, Marcio Mauro quarto e Miguel Mariotti quinto, vencendo na Sport. Em nono, o campeão da Rookie, Zanon, fechou o ano com mais um troféu de primeiro lugar na classe.

O que eles disseram:

“Foi uma inexperiência do Caio naquela freada que nos tirou da prova, fiquei no carro de segurança olhando a corrida no telão e sofrendo com isso. Quase infartei, o coração estava a mil! Ainda brinquei com os médicos que estavam comigo, que se eu infartasse, eles iriam me segurar. Acidentes acontecem, infelizmente. Os pilotos precisam entender que a corrida é longa, dá para fazer muita coisa na pista e não bater, isso causa danos materiais e pessoais e pode jogar um campeonato inteiro no ralo. Feliz demais com o título!”

Raijan Mascarello

“A corrida mais especial do ano é a preliminar no domingo. Trabalhei muito para vencer aqui neste palco e estou muito feliz com a conquista. Parabéns ao Enzo pelo título, ele mereceu e andou muito a temporada inteira. Hora de focar na temporada de 2023, encerrar o ano assim foi positivo e já estou esperando o próximo ano.”

Miguel Paludo

“Foi uma vitória abençoada, acredito que o Lucas Salles é mais rápido que eu! Tinha apenas dois pontos de vantagem para ele com os descartes e hoje o Lucas largava de P8 e eu de P12, então tinha que arriscar. O carro estava bom, consegui uma boa disputa com ele e limpa acima de tudo. Fico muito feliz com o título, mas acredito que ele também merece essa conquista!”

Franco Giaffone

“Muito feliz com o ano, comecei muito bem a temporada e consegui uma vantagem confortável. Nas duas últimas etapas cometi alguns erros nas últimas provas, mas isso não apaga o ano que eu consegui, muito contente em chegar até aqui brigando pelo campeonato e por vitórias. Agora vamos focar em 2023 e voltar ainda mais forte.”

Marçal Muller

“Foi uma final bem complicada. Tentei me proteger o máximo possível. Mesmo com todos os contratempos que enfrentei na prova, eu ainda tinha ritmo para buscar os pilotos que estavam à minha frente, o que era impressionante. Termino a temporada com cinco vitórias e o tetracampeonato na categoria. Muito obrigado a todos que fazem parte dessa história. Estou muito feliz. Foi um ano incrível”
Enzo Elias

“Fica até clichê falar de novo que foi o melhor fim de semana da minha vida. Para comparar com esse, vencendo as duas corridas de ponta a ponta na preliminar da F1. Acho muito difícil algum fim de semana na minha carreira na Porsche Cup bater esse, foi um fim de semana de sonho.”

Nelson Marcondes

“É difícil depois de uma chance enorme de vencer o campeonato terminar assim. Fico um pouco chateado, mas vou levantar a cabeça e pensar no ano que vem. Sabia que tinha que ganhar uma posição na última volta, então tentei de tudo contra o Marcio Mauro, mas acabei passando um pouco e tocando no Ayman e fiquei fora da prova. Não tem muito o que falar, é levantar a cabeça e ir para próxima. Mexemos no carro de ontem pra hoje e não acertamos a receita do carro, cabeça pra cima e vamos pensar no ano que vem.”

Cristian Mohr

“Uma experiência única, meu primeiro ano na Porsche e fechei com chave de ouro em Interlagos no fim de semana da Fórmula 1. Estou sem palavras, só quero agradecer aos meus patrocinadores e ao meu pai que fez isso acontecer.”

Miguel Mariotti

“É indescritível, ontem não tive um dia legal e ficou aquela sensação de que poderia ter feito mais. Vim com a cabeça de terminar o ano bem e ganhar a corrida no fim de semana da Fórmula 1, ser campeão e vencendo na F1 é indescritível, estou muito emocionado.”

Gustavo Zanon

“Me sinto privilegiado. Existem coisas na vida que são histórias para contar e vencer em uma etapa tão importante como a preliminar do GP São Paulo edição de 50 anos de Fórmula 1 no Brasil é uma delas”

Junior Dinardi

Resultados*
Carrera Cup:
1 – #7 Miguel Paludo – 17 voltas em 27m52s450
2 – #544 Marçal Müller – a 7s602
3 – #73 Enzo Elias – a 9s786
4 – #26 Christian Hahn – a 11s416
5 – #1 Alceu Feldmann – a 12s009
6 – #20 Pedro Aguiar – a 13s110
7 – #3 Franco Giaffone (S) – a 15s244
8 – #16 Renan Pizii – a 21s050
9 – #5 Sylvio de Barros (R) – a 25s576
10 – #116 Marcelo Hahn (S) – a 26s566
11 – #87 Nelson Monteiro (R) – a 27s363
12 – #80 Rouman Ziemkiewicz (S) – a 30s796
13 – #88 Georgios Frangulis (S) – a 31s565
14 – #33 Bruno Campos (R) – a 38s962
15 – #888 Lineu Pires (R) – a 40s537
16 – #44 Gustavo Farah (R) – a 41s860
17 – #85 Eduardo Menossi (S) – a 42s023
18 – #9 Edu Guedes (R) – a 43s969
19 – #17 Leo Sanchez (R) – a 52s384
20 – #70 Lucas Salles (S) – a 55s589
21 – #121 João Barbosa (R) – a 55s971
22 – #25 Paulo Sousa (R) – a 58s315
23 – #77 Francisco Horta (S) – a 1m02s910
Não completou:
#8 Werner Neugebauer
(S – Sport; R – Rookie)

Sprint Challenge:
1 – #199 Nelson Marcondes – 15 voltas em 28m09s396
2 – #1 Urubatan Jr. – a 0s548
3 – #5 Marcelo Tomasoni – a 1s995
4 – #11 Marcio Mauro – a 3s386
5 – #21 Miguel Mariotti (S) – a 4s448
6 – #117 Guilherme Bottura (R) – a 4s697
7 – #555 Ayman Darwich – a 5s232
8 – #77 Josimar Junior (S) – a 6s259
9 – #33 Gustavo Zanon (R) – a 6s762
10 – #71 SangHo Kim (R) – a 7s499
11 – #55 Ramon Alcaraz (S) – a 7s808
12 – #17 Ricardo Fontanari – a 9s089
13 – #2 Junior Dinardi (R) – a 9s538
14 – #14 André Gaidzinski (S) – a 10s077
15 – #58 Claudio Simão (S) – a 11s955
16 – #99 Nasser Aboultaif (R) – a 14s068
17 – #74 Piero Cifali (R) – a 16s696
18 – #3 Cristian Mohr – a 1m07s810
Não completaram:
#20 Vina Neves
#69 Daniel Correa
#80 Raijan Mascarello
#22 Caio Castro
(S – Sport; R – Rookie)
*Resultados sujeitos à confirmação dos comissários

Campeonatos**
Carrera Cup
1. #73 Enzo Elias, 190 pontos
2. #544 Marçal Muller, 176
3. #7 Miguel Paludo, 171
4. #26 Christian Hahn, 160
5. #1 Alceu Feldmann, 136
6. #20 Pedro Aguiar, 129
7. #16 Renan Pizii, 120
8. #8 Werner Neugebauer, 105
9. #3 Franco Giaffone, 82
10. #70 Lucas Salles, 81
11. #888 Lineu Pires, 62
12. #87 Nelson Monteiro, 56
13. #29 Rodrigo Mello, 40
14. #80 Rouman Ziemkiewicz, 35
15. #88 Georgios Frangulis, 33
16. #116 Marcelo Hahn, 31
17. #85 Eduardo Menossi, 30
18. #77 Francisco Horta, 28
19. #33 Bruno Campos, 21
20. #5 Sylvio de Barros, 19
21. #9 Edu Guedes, 11
22. #121 João Barbosa, 6
23. #17 Leonardo Sanchez, 5
24. #44 Gustavo Farah, 4
25. #25 Paulo Sousa, 4

Carrera Cup Sport
1. #3 Franco Giaffone, 102 pontos
2. #70 Lucas Salles, 94
3. #85 Eduardo Menossi, 65
4. #88 Georgios Frangulis, 64
5. #77 Francisco Horta, 57
6. #80 Rouman Ziemkiewicz, 55
7. #116 Marcelo Hahn, 46

Carrera Cup Rookie
1. #888 Lineu Pires, 103 pontos
2. #87 Nelson Monteiro, 96
3. #33 Bruno Campos, 78
4. #9 Edu Guedes, 64
5. #5 Sylvio de Barros, 50
6. #44 Gustavo Farah, 48
7. #121 João Barbosa, 43
8. #25 Paulo Sousa, 36
9. #17 Leonardo Sanchez, 31

Sprint Challenge
1. #80 Raijan Mascarello, 156 pontos
2. #199 Nelson Marcondes, 149
3. #5 Marcelo Tomasoni, 147
4. #3 Cristian Mohr, 143
5. #1 Urubatan Junior, 123
6. #117 Guilherme Bottura, 114
7. #69 Daniel Correa, 101
8. #555 Ayman Darwich, 99
9. #77 Josimar Junior, 80
10. #21 Miguel Mariotti, 80
11. #22 Caio Castro, 78
12. #11 Márcio Mauro, 73
13. #20 Vina Neves, 71
14. #17 Ricardo Fontanari, 70
15. #55 Ramon Alcaraz, 65
16. #33 Gustavo Zanon, 55
17. #14 André Gaidzinski, 49
18. #71 SangHo Kim, 41
19. #99 Nasser Aboultaif, 24
20. #58 Cláudio Simão, 21
21. #7 Piero Cifali, 21
22. #2 Junior Dinardi, 18
23. #66 Sadak Leite, 5
24. #83 Marco Billi, 2
25. #78 Rafael Cardoso, 0
26. #52 Beto Posses, 0

Sprint Challenge Sport
1. #117 Guilherme Bottura, 103 pontos
2. #77 Josimar Junior, 74
3. #21 Miguel Mariotti, 69
4. #33 Gustavo Zanon, 65
5. #55 Ramon Alcaraz, 65
6. #14 André Gaidzinski, 56
7. #71 SangHo Kim, 41
8. #99 Nasser Aboultaif, 32
9. #58 Cláudio Simão, 23
10. #2 Junior Dinardi, 23
11. #7 Piero Cifali, 23
12. #78 Rafael Cardoso, 4
13. #66 Sadak Leite, 4
14. #52 Beto Posses, 0

Sprint Challenge Rookie
1. #33 Gustavo Zanon, 105 pontos
2. #71 SangHo Kim, 82
3. #99 Nasser Aboultaif, 73
4. #7 Piero Cifali, 72
5. #2 Junior Dinardi, 50
6. #78 Rafael Cardoso, 8
7. #66 Sadak Leite, 8

**Pontuações com descartes, calculadas antes das deliberações dos comissários sobre as corridas de domingo

Sobre a Porsche Cup C6 Bank Mastercard:
Maior evento de GT da América Latina, a Porsche Cup C6 Bank Mastercard realiza campeonatos no Brasil desde 2005. É a maior categoria monomarca e monogestão do País, mandando para a pista a cada evento cerca de 40 carros, rigorosamente idênticos. Os modelos usados na categoria são o Porsche 911 GT3 Cup, das gerações 992 e 991-2. É o carro de competição mais produzido e vendido no mundo, realizando corridas tanto em eventos-suporte de categorias como F1, 24H de Le Mans, IMSA etc, quanto em eventos proprietários. No Brasil o campeonato tem nove etapas, sendo seis de sprint (com duas corridas de até 30 minutos cada) e três de endurance, com provas de 300 a 500 km e os pilotos formando tripulações de duplas ou trios.

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