A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) realizará o Prêmio Loterias Caixa Melhores do Ano do Atletismo – 2022, em sua segunda edição, para reconhecer e agraciar os destaques da temporada.
A festa com a cerimônia de entrega do prêmio será no dia 12 de dezembro, em São Paulo, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da CBAt.
Um painel de especialistas (júri técnico) composto por treinadores e jornalistas, vai definir os ganhadores dos prêmios de Melhor Atleta e Atleta Revelação de 2022, tanto no feminino como no masculino.
Ainda será premiado o Atleta da Galera, masculino e feminino, e a Imagem do ano de 2022 por meio de votações pela internet. O resultado só será divulgado no dia da premiação. A CBAt divulgará o link do local para votação do Atleta da Galera e da Imagem do Ano.
A novidade nesta edição do Prêmio Loterias Caixa Melhores do Ano do Atletismo – 2022 é a inclusão de duas categorias, as de Clube Formador e de Clube de Alto Rendimento, definidos pela soma dos pontos da classificação geral das equipes nacionais nas competições como o Troféu Brasil e os Campeonatos Brasileiros Sub-23, Sub-20, Sub-18 e Sub-16.
Os medalhistas do Mundial Indoor de Budapeste, Hungria, em março – Darlan Romani, ouro no arremesso do peso, e Thiago Braz, prata no salto com vara -, do Mundial de Eugene, Oregon, EUA, em julho – Alison dos Santos, ouro nos 400 m com barreiras, e Letícia Oro Mello, bronze no salto em distância-, e do Mundial Sub-20 de Cáli, Colômbia, em agosto – Gabriel Boza, bronze no salto em distância -, serão homenageados durante a cerimônia de entrega do prêmio.
O júri técnico será composto por jornalistas que atuam com atletismo e esportes olímpicos, todos convidados, e treinadores – foram indicados os integrantes das delegações que foram aos Mundiais Indoor de Belgrado, de Eugene e Cáli Sub-20, ao Mundial de Marcha Atlética por Equipes de Omã, ao Ibero-Americano de San Fernando (ESP), aos Campeonatos Sul-Americanos e ao Pan-Americano de Cross Country, realizados no Brasil, e aos Jogos Sul-Americanos de Assunção (PAR).
O sistema de votação será limitado a um voto por CPF – cada treinador poderá votar apenas uma vez. Todos os jurados irão receber as instruções via e-mail.
Os atletas elegíveis para o prêmio são aqueles que integraram as seleções brasileiras de atletismo nos três Mundiais do ano e também receberam os troféus de destaque, por serem os melhores da competição, nos Brasileiros Sub-16, Sub-18, Sub-20 e Sub-23 e no Troféu Brasil.