O Ministério da Defesa (MD) promoveu, entre os dias 6 e 12 de novembro, a viagem precursora da Operação Lobo-Guará, em Goiás, cuja ação faz parte do Projeto Rondon. Há quase duas décadas, o MD, por meio do projeto, contribui com ações sociais e soluções sustentáveis para o fomento do desenvolvimento da cidadania, da inclusão social e da redução de desigualdades, o que já beneficiou mais de 2 milhões de pessoas em várias regiões do País.
Planejamento – O encontro reúne 25 professores rondonistas de instituições de ensino superior em rodadas de planejamento com prefeitos, secretários municipais e lideranças locais para nortear as propostas de trabalho que atendam às necessidades reais dos municípios selecionados.
Em janeiro de 2023, a operação atenderá os municípios goianos de Águas Lindas, Alto Paraíso, Alvorada do Norte, Buritinópolis, Cabeceiras, Cavalcante, Flores do Goiás, Nova Roma, São João D’ Aliança, Teresina e Valparaíso de Goiás, além de Cabeceira Grande, em Minas Gerais.
Operação Lobo-Guará – A atividade terá a participação de 252 rondonistas ꟷ professores e estudantes universitários ꟷ que realizarão trabalhos voluntários no período de férias, em prol da cidadania e do desenvolvimento sustentável nos municípios goianos. A ação será por meio do emprego das habilidades universitárias.
Cada município receberá, por 12 dias, duas universidades com 10 integrantes, sendo dois professores e oito alunos. As duas equipes trabalharão com oficinas em diferentes áreas do conhecimento, divididas por dois conjuntos: “A” (cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde) e “B” (comunicação, tecnologia e produção, meio ambiente e trabalho).
Projeto Rondon – Coordenada pelo Ministério da Defesa, a iniciativa conta com a parceria das Pastas da Agricultura, da Pecuária e Abastecimento; da Cidadania; Desenvolvimento Regional; da Educação; da Saúde; da Meio Ambiente; e da Secretaria de Governo da Presidência da República.
Nos últimos 17 anos, foram realizadas 87 operações, em 1.272 municípios, com 2.419 participações voluntárias de instituições de ensino superior e de cerca de 24 mil universitários e docentes.