Devido à aproximação da Black Friday, que acontece no dia 25 de novembro, o Procon, órgão de defesa do consumidor, emitiu um comunicado com recomendações para compra segura e o cuidado com golpes de sites falsos.
Uma das principais dicas é que o consumidor que pretenda aproveitar a data tome alguns cuidados, como por exemplo, avaliar se a compra não irá comprometer o orçamento, mesmo que o item a ser comprado esteja em valor promocional.
Recomenda-se que o consumidor faça uma pesquisa de preços do produto que pretende comprar e avalie se o preço anunciado – incluindo frete e juros, em caso de parcelamento – vale mesmo a pena.
Ao comprar pela internet, o consumidor deve estar alerta para a existência de sites e perfis de redes sociais falsos, ou aqueles que oferecem ofertas enganosas.
Os dados do fornecedor devem ser checados antes de qualquer compra ou contratação. Observar se a empresa tem endereço físico, consultar o CNPJ no site da Receita Federal e verificar se foi criada há poucos dias são medidas importantes.
Ao fazer o pagamento de uma compra por meio do boleto bancário, o consumidor deve conferir todos os dados antes de finalizar o pagamento – como o nome da empresa, data, CNPJ etc. Ao pagar via Pix, o destinatário do pagamento também deve ser conferido atentamente.